Laysa Peixoto Sena Lage tem 18 anos, mora em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), estuda física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e gosta de tocar violino. Além disso, ela descobriu um novo asteroide, reconhecido pela Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos) em agosto deste ano.

“Tudo começou quando entrei no projeto Caça Asteroides”, disse Laysa, em entrevista ao Joca, referindo-se ao programa que convida brasileiros a colaborar com a Nasa na busca por asteroides, resultado da parceria entre o governo do Brasil e o International Astronomical Search Collaboration (Iasc). “Tive a oportunidade de analisar imagens capturadas pelo telescópio Pan-Starrs e usar o software Astrometrica”, contou. “Encontrei um objeto em movimento e enviei o relatório completo para a Nasa, que depois me retornou confirmando que havia achado um asteroide.”

Com a descoberta, Laysa ganhou o direito de nomear o novo corpo celeste e escolheu colocar as iniciais de seu nome: LPS 003. “Pretendo estudar na Advanced Space Academy, que oferece um curso introdutório da Nasa, o primeiro passo para uma jornada até virar astronauta”, explicou. Para isso, a jovem está fazendo uma “vaquinha” (arrecadação de dinheiro) on-line para bancar os custos da viagem e hospedagem.

Fontes: G1 e O Tempo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido