O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou essa semana um estudo preocupante: quase um milhão de crianças de até 13 anos trabalham de forma ilegal no país.

A pesquisa foi feita em 2016 e analisou crianças entre 5 e 17 anos. Ao todo, o trabalho infantil atinge 1,8 milhão de pessoas. Desse número, 190 mil crianças não poderiam trabalhar e apenas 26% recebem algum tipo de remuneração.

O trabalho infantil é proibido no Brasil para menores de 13 anos em qualquer atividade, mesmo que remunerado. Por lei, só é permitido que crianças trabalhem a partir dos 16 anos ou a partir dos 14 anos em situação de menor aprendiz.

A pesquisa mostrou que as crianças encavam uma carga horária semanal de mais de 25 horas e recebiam, em média, R$ 141 (meninos) e R$ 112 (meninas). Do total de crianças ocupadas, a maioria é feminina na faixa entre 14 e 17 anos, e masculina entre 5 e 13 anos.

A região Nordeste é a que apresentou maior concentração de crianças que trabalham (79 mil), seguida pela Norte (47 mil). 47,6% praticavam atividade agrícola; 24,7% trabalhavam nas áreas de construção, indústria, transportes e serviços; 24,1% no comércio e 6,3% em serviços domésticos.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • alistoll@hotmail.com

    5 anos atrás

    Boa tarde. Essa foto da reportagem acima está no site do PT. Por acaso esse jornal, voltado ao público infanto-juvenil, tem via esquerdista? Preciso garantir a neutralidade de informações que chegam aos meus filhos, ou solicitarei o cancelamento da assinatura que acabei de efetuar. Obrigada.

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Boa tarde. O Joca utiliza bancos de imagens públicos - como Agência Brasil - e privados - como a Getty Images - , além de imagens de divulgação, para ilustrar as matérias do site e do jornal. Qualquer veículo de comunicação pode usar essas mesmas fotos, que acabam sendo reproduzidas por toda a internet. O Joca preza pela isenção partidária e a objetividade jornalística, atendo-se aos fatos. Agradecemos pelo seu comentário e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

  • profcristorei

    5 anos atrás

    é algo mto triste algum dia pode acontecer conosco

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ...os alunos dos 5*anos C, D e E ficaram entristecidos com essa noticia pois vivem um momento especial onde estão ensaiando para a Formatura compartilhando alegrias e o prazer dos estudos e pensar que tantas crianças estão fora da escola é muito tristem Aproveitam para desejar ao Joca BOAS FESTAS.

  • Joca

    6 anos atrás

    Realmente é muito triste, não é, Telma? Infelizmente, essa é a realidade do Brasil e de vários outros países do mundo, como China, Bangladesh...

  • Luan Linhares dos Santos

    6 anos atrás

    Joca vc e muito legal te amo demais

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Obrigado pelo carinho, Luan! E continue lendo o Joca. ;-)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido