Crédito de imagem: Polícia Federal/X/reprodução

A Casa da Moeda do Brasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Polícia Federal, lançou, em 3 de outubro, o novo modelo do passaporte brasileiro, documento que reconhece um indivíduo como nacional de um Estado, permitindo que ele entre e saia de outros países. O novo passaporte tem mais elementos de segurança e design modernizado. A previsão é de que ele comece a ser emitido em outubro no Brasil e apenas em 2024 para brasileiros que estejam fora do país.

Casa da Moeda do Brasil: empresa pública responsável pela impressão de dinheiro e outros documentos oficiais, como o passaporte.

Ministério das Relações Exteriores: órgão do governo federal responsável por auxiliar o presidente na formulação e execução de políticas que envolvam o relacionamento com outros países.

Polícia Federal: instituição pública encarregada de defender a sociedade em nível nacional.

Segundo comunicado da Polícia Federal, uma série de recursos gráficos foram desenvolvidos para dificultar a falsificação do documento, como “tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado e outros recursos (…) no mais alto nível de segurança e qualidade”, enumera o órgão.

A tecnologia chegou a ser reconhecida internacionalmente como o melhor novo passaporte de 2023 na América Latina, segundo a premiação High Security Printing (HSP). Além dos recursos de segurança, o modelo foi redesenhado para representar os diferentes povos e regiões do país.

“O Brasil possui muitos recursos culturais e naturais. Os seus povos, tradições, fauna e flora são bem conhecidas e apreciadas em todo o mundo. O projeto [novo documento] representa a identidade do país ao homenagear os ícones mais destacados de todos os estados e biomas nas páginas do passaporte. O objetivo da equipe era permitir que cada cidadão se sentisse representado e conhecesse a grande diversidade natural e cultural do país”,

diz o prêmio HSP, em tradução livre do inglês.

Clique na imagem abaixo para conferir o documento oficial do Governo Federal com as principais mudanças do novo passaporte.

Fontes: Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, Casa da Moeda do Brasil, República Federativa do Brasil e High Security Printing.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido