Apresentação de circo da edição de 2019 da Bienal do Rio. Foto: Facebook/ Reprodução.
Apresentação de circo da edição de 2019 da Bienal do Rio. Foto: Facebook/ Reprodução.
A exposição tem várias atividades para as crianças se divertirem. Foto: Facebook/ Reprodução.
A exposição tem várias atividades para as crianças se divertirem, desde rodas de contação de histórias até espetáculos de circo. Foto: Facebook/Reprodução

A 19ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro começou, em 30 de agosto, trazendo uma novidade: uma seção só com livros para crianças. O pavilhão infantil, chamado Pela Estrada Afora, imita o cenário de um bosque de conto de fadas. A partir de sons de animais, representações de árvores e tocas especiais com desenhos inspirados em clássicos da literatura, o objetivo é que o visitante se sinta dentro dos livros.  

No espaço, além de atividades relacionadas à literatura, vai ser possível conferir oficinas de teatro, apresentações de circo e rodas de contação de história, por exemplo. Para acessar a programação completa, clique aqui

Uma das apresentações que aconteceram no evento. Foto: Facebook/ Reprodução.
Uma das apresentações realizadas no evento. Foto: Facebook/Reprodução

A novidade está chamando tanto a atenção do público infantil que, segundo a Agência Brasil, no dia em que a Bienal começou, mais de 112 mil alunos de colégios públicos e particulares já tinham se inscrito para participar do evento. Esse número representa o dobro dos que se inscreveram na edição anterior, em 2017.

Japão, a inspiração para esta edição

Neste ano, a Bienal está homenageando o Japão, onde muitos dos habitantes têm costume de ler bastante. Além disso, o mangá, que é um estilo de desenho japonês, influencia muitos ilustradores brasileiros, como o Mauricio de Sousa. 

O próprio Mauricio irá participar da Bienal no dia 3 de setembro, às 11h30, em um bate-papo sobre o livro Uma Viagem do Brasil ao Japão, que conta as aventuras da Turma da Mônica por cidades brasileiras onde vivem imigrantes japoneses. 

Mauricio de Souza na abertura da Bienal. Foto: Facebook/ Reprodução.
Mauricio de Sousa na abertura da bienal. Foto: Facebook/Reprodução

Escritoras homenageadas
As autoras infantis Ana Maria Machado e Ruth Rocha, homenageadas da edição por terem completado 50 anos de carreira na literatura, também farão parte da programação. Enquanto a primeira irá falar um pouco sobre sua trajetória nos dias 30 de agosto e 2 de setembro, Ruth Rocha será homenageada no dia 6, em uma conversa com a escritora Luciana Sandroni e a pesquisadora e escritora Ninfa Parreiras.

19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Data: de 30 de agosto a 8 de setembro.
Local: Riocentro, na Barra da Tijuca.
Preço: 30 reais (inteira) e 15 reais (meia-entrada). Crianças de até um metro de altura não pagam.

Fontes: Agência Brasil, Bienal e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido