Visitantes da "Biblioteca do Futuro" na periferia de Oslo, Noruega
Visitantes da “Biblioteca do Futuro” na periferia de Oslo, Noruega

A Biblioteca do Futuro não é uma biblioteca tradicional, mas sim uma inusitada floresta situada nos arredores de Oslo, capital da Noruega. Essa maluquice funciona assim: escritores foram escolhidos para contribuir com textos que só serão publicados daqui a 96 anos. Os livros serão impressos em papel originado das árvores plantadas ali pelos próprios autores.

As mil árvores plantadas em 2014 serão cortadas após cem anos, em 2114, quando se transformarão em livros. Eles serão mantidas na Biblioteca de Oslo, em uma sala especial construída a partir das madeiras retiradas da mesma floresta recém-criada.

Os escritores confiaram seus trabalhos à equipe da Biblioteca do Futuro para que ninguém os leia até 2114. A única coisa que sabemos é que os textos escritos são de diversos gêneros, tamanhos e idiomas, e falam sobre o tempo e imaginação.

O maior desafio dos autores foi escrever obras que despertem interesse daqui a 100 anos. Eles não terão a oportunidade de ver seus livros impressos, nem de conhecer a reação dos leitores.

Uma das árvores que darão origem aos livros do projeto

Qual a importância da biblioteca?

Sua criadora, a artista escocesa Katie Paterson, fundou a biblioteca para que as obras resistam à passagem do tempo. Ela chama a biblioteca de “uma obra de arte orgânica, que vive e respira’ .

A Biblioteca do Futuro tem levantado várias incerteza sobre o futuro da nossa cultura. O poeta islandês Sjon, um dos escolhidos para participar do projeto, afirmou que não consegue dizer se a língua islandesa ainda será falada em 2114, por exemplo. Outra questão é se ainda usaremos livros em papel daqui a 100 anos.

Qual a sua aposta? Conte para a gente nos comentários.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Beatriz

    4 anos atrás

    nossa que incrivel!!!!!!!

  • Juliana Gomes Gregolin

    4 anos atrás

    Boa tarde pessoal do Jornal Joca! Somos alunos do 3º ano da Red House International School e escrevemos alguns comentários sobre essa matéria! Vocês gostariam de ler? Aqui vai: Olá, bom dia pessoal do Jornal Joca! Eu gostei da reportagem da Biblioteca Do Futuro que foi na Noruega. Eu só não gostei porque a gente só vai poder ler os livros em 2114. Eu não acho que vai dar certo no Brasil porque a gente não é tão evoluído quantos todos os outros países. Abraços, Antônio, 3º ano, Red House International School Olá pessoal do Jornal Joca! Eu amei a reportagem da biblioteca do futuro na Noruega. Eu também acho que esse projeto deveria ser feito no Brasil porque a gente lê coisas do passado. Obrigada, Beatriz, 3º ano, Red House International School Olá pessoal do Jornal Joca! Eu sou o David. Eu achei muito interessante o texto da biblioteca do futuro porque em 2114 quase todas as pessoas vão estar mortas, mas vão nascer mais pessoas para lerem os livros! Eu sou estudante da Red House. Obrigado pessoal do Jornal Joca! David, 3º ano, Red House International School Olá pessoal do Jornal Joca! Eu gostei da biblioteca na floresta. Achei muito legal como o projeto vai ser no futuro e também por ser na floresta! Eu gostaria de ver esse projeto no Brasil. Obrigado, Gabriel, 3º ano, Red House International School Olá, pessoal do Jornal Joca! Eu gostei da matéria ’’Biblioteca do futuro’’ porque é bem interessante este texto e a ideia apresentada, parabéns!!! Eu acho que este evento podia ser bom para o Brasil porque todo mundo gosta de ler, né? Obrigado, Gustavo, 3º ano, Red House International School Olá pessoal do Jornal Joca!!! Eu adorei a matéria sobre a Biblioteca Do Futuro. Eu achei muito legal a reportagem. Essa foi uma ideia incrível. Eu acho que poderíamos fazer isso no Brasil porque o brasileiro gosta de ler. Obrigada pela atenção, Isabela, 3º ano, Red House International School Olá pessoal do Jornal Joca!!! Eu gostei da biblioteca do futuro porque eu achei bem interessante e legal. Eu acho que pode ser feito no Brasil porque a Noruega é muito longe do Brasil e ir para lá é difícil. Abraços, Marco, 3º ano, Red House International School Olá, pessoal do Jornal Joca! Tudo bem? Eu gostei da reportagem da Biblioteca do Futuro na Noruega porque eu gosto de saber sobre coisas que podem acontecer no futuro. Esse projeto pode ser feito no Brasil já que aqui tem muitas árvores. Abraços, Rafael L., 3º ano, Red House International School Olá pessoal do Jornal Joca!! Eu gostei muito do texto Biblioteca do Futuro, ele é muito interessante. Eu queria que tivesse uma aqui no Brasil. Obrigado, Thomas, 3º ano, Red House International School

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    NÓS ACHAMOS MUITO INTERESSANTE , MAS PENA POR QUE QUEM PLANTOU NÃO VAI DAR PARA ESCREVER . BRUNO SILVEIRA Phelipe Menoni E M E F Prof Miguel Arnaldo tosta .

  • Renata Almeida Shimizu Forner

    5 anos atrás

    Legal, mas eu acho que não vai mais existir papel em 2114. As pessoas vão usar mais a tecnologia.

  • Davi Costa Oliveira

    5 anos atrás

    Legal,manda noticias em 2114,se o Joca ainda essisir

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Pode deixar, Davi! rs

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido