Já imaginou viver no subterrâneo? Os habitantes de uma cidade na Austrália, sim. Coober Pedy, com 3,5 mil habitantes, está localizada ao sul do país em uma região muito quente e seca.

Entrada da cidade subterrânea | Divulgação

Criada em 1915, ela foi descoberta após mineiros encontrarem uma jazida de opala, pedra rara e variada muito usada na produção de joias. Cerca de 70% da produção mundial de opala vem de Coober Pedy.

Castigada pelo calor de 45º C do deserto e pelo frio extremo no inverno, a população da cidade foi migrando, gradualmente,  da superfície para o subterrâneo. Como não havia muitas alternativas para fugir do calor, os mineiros permaneciam embaixo da terra nas horas de descanso. E aos poucos foram levando suas famílias.

Casa subterrânea | Divulgação

Com temperatura mais agradável, em torno dos 24ºC, o lado subterrâneo foi ganhando além de moradores, museus, igrejas, hotéis, ruas e até trânsito.

Igreja subterrânea | Divulgação

Antes ocupada por aborígenes, Coober Pedy pode ter esse nome graças a expressão  “kupa piti”, que significa algo parecido com “buraco do homem branco na terra”. Apesar de sofrer com as altas temperaturas, apenas nos últimos dez anos a prefeitura começou um programa de plantio de árvores para amenizar as condições climáticas.

Opala, pedra rara e variada muito usada na produção de joia | Divulgação

Considerada uma cidade diferente, Coober Pedy foi escolhida pelo diretor George Miller para gravar o filme Mad Max 3: Além da cúpula do tempo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Felipe Vieira Coutinho Querino

    5 anos atrás

    irado

  • EE Henrique Dumont Villares

    6 anos atrás

    Meu Deus, morar nessa caverna debaixo do subterrâneo é uma idéia genial, encontrar pedras preciosas iria ser um máximo.Evillyn Nicoly 4 ano D

  • EE Henrique Dumont Villares

    6 anos atrás

    Seria muito legal morar em baixo da terra (subterrâneo),porque poderia encontrar cavernas e pedras preciosas,iria ser o máximo. 4 ano D,Julia N. Apolinario

  • EE Henrique Dumont Villares

    6 anos atrás

    Eu adoraria morar ai por que,eu gosto muito do calor e queria conhecer cavernas subterrâneas. Sara e Gabriely 5 ano a

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido