Jogadores do Milwaukee Bucks, time da NBA (principal liga de basquete dos Estados Unidos), não entraram em quadra para o jogo contra o Orlando Magic, programado para acontecer em 26 de agosto, no Complexo Esportivo da Disney. A ausência na partida foi uma forma de protestar contra o racismo e a violência policial nos EUA e de pedir justiça a Jacob Blake, um homem negro que havia sido baleado por policiais do estado de Wisconsin três dias antes da partida.

“Quando entramos em quadra e representamos o time Milwaukee e o estado de Wisconsin [local de origem do clube], espera-se que os jogadores apresentem alto nível, esforcem-se ao máximo e se responsabilizem pelas outras pessoas”, escreveram os atletas em um comunicado. “Esse é o nosso padrão, e nós exigimos que as autoridades de Justiça façam o mesmo. Nós pedimos que seja feita justiça em relação a Jacob Blake e que os policiais envolvidos nos disparos sejam punidos.”

O boicote inspirou outros times de basquete a não participar de partidas agendadas. Com isso, nenhum jogo da NBA foi realizado por dois dias. Atletas de outras modalidades, como futebol e tênis, seguiram o basquete e não compareceram a partidas programadas como forma de protesto.

Um dia após o cancelamento da partida do Milwaukee, o presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou-se sobre o boicote e criticou os protestos da NBA. Para o líder, jogadores e funcionários da liga estão muito envolvidos com política, o que, segundo ele, não seria positivo

Retorno às quadras
Em virtude do boicote, a partida que aconteceria no dia 26 foi adiada para 29 de agosto. O jogo, que acabou com vitória do time de Wisconsin por 118 a 104, foi marcado por protestos contra policiais que agem de forma violenta com os negros. Atletas, árbitros e membros das comissões técnicas usaram camisetas com a frase “vidas negras importam” e se ajoelharam para cantar o hino dos EUA — o ato de se ajoelhar virou símbolo da luta contra o racismo e a violência policial e é constantemente realizado por manifestantes em protestos contra a discriminação racial.

O que aconteceu com Jacob Blake?
Homem negro de 29 anos, ele entrava no próprio carro quando policiais atiraram, em 23 de agosto. A vítima foi levada para o hospital e permanecia internada até o fechamento desta edição.

Segundo a Associação de Policiais Profissionais de Kenosha, no dia do incidente, Blake estava com uma faca e deu um golpe com as mãos em um dos oficiais antes de ser baleado. Os advogados que defendem Blake afirmam que a versão da polícia é falsa e que o homem nunca colocou os policiais em perigo. O Departamento de Polícia de Wisconsin investiga o caso.

O episódio envolvendo Blake e os policiais levou a uma nova onda de protestos contra o racismo e a violência policial nos EUA. Saiba mais sobre manifestações antirracismo nas edições 151 e 152 do Joca.

#pracegover: repórter sentada em cadeira de quadra vazia, enquanto fala ao telefone, depois do adiamento da partida da NBA entre Milwaukee Bucks e Orlando Magic, em 26 de agosto, por conta de boicote em protesto contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos. Crédito de imagem: Ashley Landis Pool/Getty Images

Fontes: The New York Times, Fox News, BBC, ESPN, Folha de S.Paulo, G1 e Twitter Milwaukee.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 156 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • rafael augusto

    1 ano atrás

    tambem kkkkkkkkkkkk

  • Pedro Heinrick

    2 anos atrás

    no meu caso essa atividade é lição de casa kkkkk

  • maria eduarda

    2 anos atrás

    eu tambem kkkkkkkkkk

  • AGATA

    2 anos atrás

    JUSTICA MEU DEUS

  • Otávio de Freitas.

    2 anos atrás

    ?

  • Gustavo Alves

    2 anos atrás

    Então esse é o Jornal Joca que fala no livro Aprender Sempre do 7°Ano!Que legal!

  • Maria Eduarda

    2 anos atrás

    Sim, estou aqui justamente para entender melhor a questão da página 34 da minha apostila "aprender sempre, 7° ano, volume 1"!

  • Mari

    1 ano atrás

    Tbm akakak

  • Brenno

    2 anos atrás

    eu tbm kkk

  • Pedro Henrique

    2 anos atrás

    Também kkkkkkk

  • Beatriz Gabriele Rogério Silva

    3 anos atrás

    Eu vi essa notícia por que eu tinha que responder uma questão que fala sobre isso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido