De norte a sul, o Brasil é rico em tradições. Tanto que a culinária típica varia conforme a região, em sabores e ingredientes. Confira alguns dos principais pratos de cada uma delas.

Norte: peixada frita com açaí
Se em lugares como o Sudeste o açaí é consumido em versão doce — com banana, granola, leite condensado e outros complementos — no Norte acompanha pratos salgados no almoço ou jantar, principalmente no estado do Pará.

O peixe frito com açaí é um dos pratos típicos mais famosos da região. Enquanto o peixe é servido no prato, o açaí fica em uma tigela ao lado e é consumido como se fosse molho. Também é comum complementar essa refeição com um pouco de farinha d’água ou farinha de tapioca por cima do açaí.

Peixada frita com açaí. #PraCegoVer: em uma mesa com pratos de comida desfocados, o foco está em um prato branco com peixada frita e um tigela de açaí sobre guardanapos coloridos. À direita, duas tigelas de arroz e, ao fundo, uma tigela de molho.

Nordeste: baião de dois
Arroz, feijão-verde, queijo coalho, carne seca e coentro são alguns dos ingredientes deste prato, um dos principais do Nordeste brasileiro. Além de utilizá-los, há quem acrescente bacon, linguiça e pimenta.

O toque final fica por conta da manteiga de garrafa, ingrediente típico da região feito de nata, ou seja, da gordura do leite, que fica acumulada por vários dias.

Baião de dois. #PraCegoVer: a foto mostra uma tigela com arroz, pedaços de carne e outros complementos coloridos. A tigela está em cima de uma mesa de madeira, lá também há uma colher e uma pequena branca com um molho colorido.

Centro-Oeste: arroz com pequi
O pequi, fruta típica mais famosa da região, além de ser consumido sozinho, é bastante utilizado na culinária do Centro-Oeste. Um dos principais pratos típicos é o arroz com pequi, que leva também cebola, alho, salsinha e cebolinha, já que a fruta combina tanto com doces como salgados. Para acompanhar, as sugestões mais tradicionais são frango ou carne de sol.

Arroz com pequi. #PraCegoVer: um prato escuro cheio de arroz amarelado com pequi. O fundo é uma toalha de mesa listrada amarela e azul.

Sudeste: tutu de feijão
O feijão engrossado com farinha de mandioca é comum em locais como Minas Gerais e São Paulo, onde faz parte do famoso virado à paulista, em que o tutu é acompanhado de arroz, carnes (como bisteca de porco e linguiça), ovo frito, couve e outros ingredientes.

Uma parte do feijão pode ser batida no liquidificador para chegar à consistência do tutu, bem mais grosso do que o feijão tradicional. Também é comum colocar bacon para dar sabor ao tutu de feijão, mas alguns lugares fazem a versão vegetariana do prato, sem carne.

Tutu de feijão. #PraCegoVer: em um fundo claro, um prato branco com tutu de feijão marrom e algumas folhas verdes em cima.

Sul: barreado
Também conhecido como carne barreada, é um ensopado de carne. Segundo a tradição, deve ser feito em uma panela de barro — daí vem o nome da receita.

Além de carne, o prato leva bacon, tomate e alguns temperos para dar sabor, como cebola, salsinha e cominho.

Barreado. #PraCegoVer: em uma mesa de madeira, um prato azul tem um creme amarelado, carne e vegetais coloridos em cima.

Fontes: G1, Paladar – Estadão, TV Catia Fonseca e UOL Educação.

Créditos de imagem: Commons/Site Eduardo Kobra/ Sean Gallup_GettyImages.

Texto publicado originalmente na edição 128 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido