De norte a sul, o Brasil é rico em tradições. Tanto que a culinária típica varia conforme a região, em sabores e ingredientes. Confira alguns dos principais pratos de cada uma delas. Norte: peixada frita com açaí Se em lugares como o Sudeste o açaí é consumido em versão doce — com banana, granola, leite
De norte a sul, o Brasil é rico em tradições. Tanto que a culinária típica varia conforme a região, em sabores e ingredientes. Confira alguns dos principais pratos de cada uma delas.
Norte: peixada frita com açaí
Se em lugares como o Sudeste o açaí é consumido em versão doce — com banana, granola, leite condensado e outros complementos — no Norte acompanha pratos salgados no almoço ou jantar, principalmente no estado do Pará.
O peixe frito com açaí é um dos pratos típicos mais famosos da região. Enquanto o peixe é servido no prato, o açaí fica em uma tigela ao lado e é consumido como se fosse molho. Também é comum complementar essa refeição com um pouco de farinha d’água ou farinha de tapioca por cima do açaí.
Nordeste: baião de dois
Arroz, feijão-verde, queijo coalho, carne seca e coentro são alguns dos ingredientes deste prato, um dos principais do Nordeste brasileiro. Além de utilizá-los, há quem acrescente bacon, linguiça e pimenta.
O toque final fica por conta da manteiga de garrafa, ingrediente típico da região feito de nata, ou seja, da gordura do leite, que fica acumulada por vários dias.
Centro-Oeste: arroz com pequi
O pequi, fruta típica mais famosa da região, além de ser consumido sozinho, é bastante utilizado na culinária do Centro-Oeste. Um dos principais pratos típicos é o arroz com pequi, que leva também cebola, alho, salsinha e cebolinha, já que a fruta combina tanto com doces como salgados. Para acompanhar, as sugestões mais tradicionais são frango ou carne de sol.
Sudeste: tutu de feijão
O feijão engrossado com farinha de mandioca é comum em locais como Minas Gerais e São Paulo, onde faz parte do famoso virado à paulista, em que o tutu é acompanhado de arroz, carnes (como bisteca de porco e linguiça), ovo frito, couve e outros ingredientes.
Uma parte do feijão pode ser batida no liquidificador para chegar à consistência do tutu, bem mais grosso do que o feijão tradicional. Também é comum colocar bacon para dar sabor ao tutu de feijão, mas alguns lugares fazem a versão vegetariana do prato, sem carne.
Sul: barreado
Também conhecido como carne barreada, é um ensopado de carne. Segundo a tradição, deve ser feito em uma panela de barro — daí vem o nome da receita.
Além de carne, o prato leva bacon, tomate e alguns temperos para dar sabor, como cebola, salsinha e cominho.
Fontes: G1, Paladar – Estadão, TV Catia Fonseca e UOL Educação.
Créditos de imagem: Commons/Site Eduardo Kobra/ Sean Gallup_GettyImages.
Texto publicado originalmente na edição 128 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.