A árvore estava localizada em uma área conhecida como “lacuna de Sycamore”, dentro do Parque Nacional de Northumberland. Crédito de imagem: Jeff J Mitchell/Getty Images/reprodução

Uma árvore de quase 200 anos foi derrubada na madrugada entre os dias 27 e 28 de setembro. Localizada em um pequeno vale chamado de “lacuna de Sycamore” (“Sycamore Gap”, em inglês) — no Parque Nacional de Northumberland, na cidade de Hexham, Inglaterra — a árvore ficou internacionalmente conhecida depois de estrelar no filme Robin Hood: Príncipe dos Ladrões, em 1991.

As autoridades acreditam que a árvore tenha sido vítima de vandalismo e investigam o caso. No dia 28, um adolescente de 16 anos foi detido pela polícia e, pouco tempo depois, foi solto sob o pagamento de fiança. “Estamos totalmente comprometidos em descobrir todas as circunstâncias e consideramos todas as táticas à nossa disposição nessa investigação”, declarou o superintendente da polícia local, Kevin Waring.

Registro de como a árvore era antes de ser derrubada. Crédito de imagem: Ian Forsyth/Getty Images/reprodução

“Qualquer pessoa considerada responsável por esses danos — que acreditamos ser um ato deliberado de vandalismo — pode esperar ser tratada de forma rápida e adequada. Peço a qualquer um que tenha visto algo suspeito ou saiba de alguma coisa que possa ajudar em nossa investigação que entre em contato conosco”,

completou Kevin.

No fim de semana, o parque realizará uma cerimônia para que todos os visitantes possam apresentar depoimentos, poesias, fotos e outras homenagens à árvore bicentenária. “Essa é uma perda enorme, muitos funcionários, voluntários e parceiros afirmaram estar profundamente tristes, e eu sei que muitas outras pessoas compartilham desse sentimento”, declarou Tony Gates, chefe executivo do parque nacional.

Vista aérea da árvore de Sycamore, localizada ao lado da Muralha de Adriano, construída há quase 1.900 anos, durante o Império Romano. Crédito de imagem: Jeff J Mitchell/Getty Images/reprodução

A National Trust, organização de conservação de patrimônios naturais do Reino Unido, publicou nas redes sociais (em tradução livre do inglês): “Estamos chocados e desesperadamente tristes ao saber que a famosa árvore de Sycamore Gap, na Muralha de Adriano, foi derrubada durante a noite, no que parece ser um ato de vandalismo. Sabemos o quanto essa árvore icônica é amada localmente, nacionalmente e por todos os que a visitaram. Estamos trabalhando com nossos parceiros para entender o que aconteceu e o que pode ser feito. O incidente também foi relatado à polícia.”

Assista abaixo a uma das cenas do filme de Robin Hood (1991) em que a árvore aparece.


Fontes: Northumbria Police, Northumberland National Park, BBC e CNN.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Marina mpiccolo@notredamecampinas.net.br

    6 meses atrás

    Olá, leitores e redatores do Jornal Joca, somos alunos do 6º ano F do Colégio Notre Dame de Campinas. Com enorme pesar, lamentamos a derrubada da árvore bicentenária no Reino Unido. Uma coisa dessas é inacreditável! Viemos reforçar a importância dessa árvore como marco histórico. E, sendo um marco, esse ato de vandalismo deve ser investigado. Esperamos que a justiça seja feita e sugerimos que o jornal nos atualize sobre as conclusões desse processo. Agradecemos pela atenção e até a próxima! Turma do 6F e professora Marina.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido