No dia 11 de agosto, a Rússia lançou uma nave à Lua como passo inicial da retomada de seu programa espacial. Essa foi a primeira missão do país ao satélite natural da Terra desde 1976, quando ainda era parte da União Soviética (URSS).

A previsão era de que a missão Luna 25 durasse cerca de um ano, com o objetivo principal de coletar amostras e analisar o solo da Lua. Porém, em 20 de agosto, a Roscosmos (agência espacial russa) informou que a nave colidiu com o solo lunar. Luna 25 não era tripulada (ou seja, não levava astronautas), pesava quase 800 quilos e foi enviada pelo foguete Soyuz a partir do centro espacial Cosmódromo de Vostochny.

#pracegover: simulação gráfica da missão Luna 25 se aproximando do satélite natural da Terra. A imagem mostra a Lua ao fundo e a nave passando diante dela. Crédito de imagem: reprodução de Videopockokmoc via Olhar Digital

Outras missões à Lua
Desde 1972, nenhuma pessoa pisa no satélite — no século passado, seis missões dos Estados Uni- dos levaram astronautas até lá. Atualmente, alguns países tentam desenvolver tecnologias para que o ser humano faça novamente essa viagem espacial.

Os EUA planejam o envio de pessoas à Lua em 2025, com uma mulher entre os tripulantes pela primeira vez. Já a China afirmou que, até 2030, pretende enviar um foguete com astronautas. Mais recentemente, em julho de 2023, a Índia lançou a Chandrayaan-3, nave sem tripulantes para também coletar dados sobre a superfície lunar.

A Rússia no espaço
Após o fim da Segunda Guerra Mundial (conflito militar entre 1939 e 1945), EUA e URSS entraram em um período conhecido como Guerra Fria, que envolveu o que é chamado de corrida espacial entre os dois países.

Em 1957, a URSS foi a primeira a enviar ao espaço uma nave sem tripulantes, denominada Sputnik 1. Quatro anos depois, o russo Yuri Gagarin foi o primeiro humano a orbitar a Terra. Mas foram os norte-americanos os pioneiros em levar um astronauta à Lua, com a missão Apollo 11, em 1969. Até o momento, a Rússia não mandou pessoas ao satélite natural.

Glossário

Guerra Fria: período entre 1947 e 1991, em que EUA e URSS (da qual a Rússia fazia parte) viviam em tensão. Não houve conflito armado.

URSS: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, existente entre 1922 e 1991 como uma das nações mais poderosas do mundo. Integravam a URSS países como Rússia e Ucrânia.

Fontes: Agência Brasil, Brasil Escola, CNN Brasil, Estadão, Folha de S.Paulo, G1 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido