Cinema-somalia-edicao-178
Crédito: captura de Twitter

Pela primeira vez em 30 anos, cidadãos puderam ir ao cinema na Somália. Na noite de 22 de setembro, o Teatro Nacional da Somália, localizado na capital, Mogadíscio, abriu as portas e exibiu dois filmes do diretor IBrahim CM, nascido no país.

Até os anos 1990, Mogadíscio tinha várias salas de cinema, que exibiam diversas atividades culturais, como filmes e peças de teatro. Porém, a partir de 1991, quando começou a guerra civil na Somália, esses espaços deixaram de funcionar. O Teatro Nacional, por exemplo, passou a ser usado como base militar. Em 2012, chegou a ser reaberto, mas, duas semanas depois, membros do grupo extremista al-Shabab provocaram uma explosão no local — na década passada, a organização realizou vários ataques em Mogadíscio, embora venha perdendo poder desde 2011.

Para a reabertura em setembro, o Teatro Nacional foi reformado e ingressos foram colocados à venda para a população. Em entrevista à agência de notícias AFP, o diretor do local, Abdikadir Abdi Yusuf, disse que as exibições do dia 22 seriam históricas para a Somália. “Mostra como as esperanças foram trazidas de volta (…) depois de tantos anos de desafios”, afirmou.

Glossário
Guerra civil:
conflitos armados entre grupos adversários que ocupam um mesmo país.

Fontes: BBC, DW e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido