A cidade de Caracas, capital da Venezuela, durante o apagão. Foto: Divulgação

Um apagão que atingiu 23 dos 24 estados da Venezuela fez com que as aulas e o dia de trabalho fossem suspendidos no país nesta sexta-feira, dia 8 de março.

A falta de luz, que começou no dia anterior e já dura mais de 15 horas, provocou problemas no sistema de transporte da cidade, obrigando dezenas de pessoas a sairem do trabalho a pé.

Aluno fazendo a lição de casa em meio ao apagão. Foto: Divulgação

Além disso, cidadãos tiveram que enfrentar longas filas para abastecer o carro em postos de gasolina, já que alguns fornecedores não estavam trabalhando normalmente por causa da falta de luz.

Marcada para ser realizada na quinta, às 22h do horário da Venezuela, a partida entre Deportivo Lara de Venezuela e Emelec de Ecuador pela Copa Libertadores também foi adiada em decorrência da falta de luz do estádio. Ainda não se sabe quando o jogo será remarcado.

Repercussão do apagão

O presidente Nicolás Maduro afirma que os Estados Unidos teriam sabotado a Central Hidrelétrica de Geri, a maior geradora de energia da Venezuela. O objetivo, de acordo com Maduro, seria atingir a população e seu governo. “A guerra elétrica anunciada e dirigida pelo imperialismo americano contra nosso povo será derrotada”, postou Maduro no Twitter.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Foto: Divulgação

Já a oposição afirma que a responsabilidade pelo apagão é do governo, que não teria investido o suficiente em infraestrutura elétrica. No Twitter, o autodeclarado presidente interino (provisório) da Venezuela, Juan Guaidó, culpou Maduro pela situação atual no país. “Esse apagão evidencia a ineficiência do usurpador [Maduro]. A recuperação do setor elétrico e da nação começa por parar o usurpador.”

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Situação atual

A Venezuela enfrenta uma grave crise econômica. A população sofre com falta de alimentos e medicamentos. Milhares de pessoas já deixaram o país.

Fontes: El Nacional, Folha de S.Paulo, Twitter Maduro, Twitter Guaidó e AFP.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Maria Eduarda Copede Carignato

    4 anos atrás

    eu fiquei com pena deles

  • laaraujo@uol.com.br

    4 anos atrás

    será mesmo que foi os Estados Unidos? Eu fiquei com pena desta crise que eles estão passando.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido