No dia 23 de maio, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota recomendando o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social como forma de prevenção à varíola dos macacos — infecção viral que tem deixado alguns países em alerta desde o início do mês. O uso dos equipamentos de proteção, segundo a entidade, deve ser priorizado em aeroportos, fronteiras, portos e aeronaves, para impedir a entrada do vírus no Brasil.

A doença é considerada endêmica em países da África Ocidental e Central (ou seja, de ocorrência habitual e local), com poucos casos em outros continentes. Foram registrados, até o momento, casos da varíola dos macacos em 16 países não endêmicos (fora do continente africano): Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Não há um tratamento específico para a infecção e ela tende a desaparecer sozinha depois de duas a quatro semanas. A doença apresenta sintomas, como febre, dores musculares e exaustão, além das características lesões que surgem na pele do infectado, podendo se espalhar por todo o corpo.

A infecção carrega esse nome por ter sido descoberta em 1958, quando um surto similar à varíola ocorreu entre macacos de laboratório. No entanto, não é possível confirmar que a doença realmente se originou nos macacos. Estudos afirmam que a transmissão entre humanos se dá principalmente por meio de gotículas respiratórias em contato com lesões e membranas mucosas (como o interior da boca, olhos e nariz).

A vacina contra a varíola humana, erradicada em 1980, é considerada altamente eficaz contra a varíola dos macacos. No momento, ela não está disponível para o público geral no Brasil, mas pode ser aplicada em casos específicos.

Fontes: BBC, G1, R7 e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Marcela Martins aluno.marcelamartins@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Eu adorei o conteúdo porque a gente já pode se prevenir e tomar todos os cuidados possíveis.Marcela Magister

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido