O alemão Thorsten Mowes trabalha há vinte e quatro anos como limpador de monumentos. Profissional nessa área, sua função é deixar os patrimônios culturais limpos, tomando muito cuidado para não destruir ou danificar as estruturas. 
Resultado de imagem para cristo redentor
Em sua carreira, Mowes já limpou monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a London Eye, na Inglaterra, a Cidade Proibida, na China, entre outros. Ao todo, ele já participou da limpeza de mais de 80 patrimônios.  Em entrevista ao jornal “Daily Mail”, Mowes explicou que cada limpeza tem desafios diferentes. Ele conta que, quando estava limpando a roda-gigante London Eyepor exemplo, tinha que estar sempre atento para que os produtos químicos não caíssem no rio Tâmisa. Caso isso acontecesse, os compostos poderiam poluir o rio, um dos mais importantes do país. 
Resultado de imagem para cidade imperial china
Em alguns casos, Mowes e sua equipe aproveitam a sujeira para fazer desenhos. Em uma barragem no Japão, eles desenharam flores nas paredes. Essa técnica, que é chamada de grafite reverso, consiste em limpar algumas partes e deixar outras sujas até formar um desenho. 
Resultado de imagem para london eye

Curiosidades sobre os maiores monumentos do mundo   

Resultado de imagem para cristo redentor
Cristo Redentor = é uma das sete maravilhas do mundo. Sua altura é de 38 metros, mais ou menos a altura de um prédio de 14 andares.  
Resultado de imagem para london eye
London Eye= a famosa roda-gigante inglesa leva até 800 pessoas por vez. Estima-se que ela gire aproximadamente 60.000 vezes por ano. 
Resultado de imagem para cidade proibida
Cidade Proibida = um dos maiores pontos turísticos da China, foi construída pelo imperador Yung Lo. Recebeu esse nome porque só o imperador, sua família e os empregados tinham acesso a ela. Pessoas que não tinham permissão eram mortas se tentassem entrar lá.   

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (0)

Compartilhar por email