por Martina Medina

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de investimento da Vale no dia 27 de fevereiro, pouco mais de um mês após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, que resultou na morte de 201 pessoas e no desaparecimento de outras 107 (números atualizados até o fechamento desta edição).

A mineradora foi rebaixada de Baa3 para Ba1, com perspectiva negativa, o que significa que a nota pode cair ainda mais no futuro. O Joca conversou com o economista Antonio Carlos dos Santos, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para entender melhor essa história. Confira explicações para as principais dúvidas sobre o tema:

O que são agências de classificação de risco?
As agências avaliam as contas de uma companhia — e também de países — e dão notas para informar se é seguro ou não investir nela. Empresas e acionistas consultam essas notas para garantir que vão receber de volta o dinheiro que emprestaram ou investiram em certa organização, por exemplo. “É como um banco que avalia se você paga as suas contas em dia antes de emprestar dinheiro”, explica o economista. Além da Moody’s, outras agências importantes são Standard & Poor’s e Fitch Ratings, que também rebaixou a nota da Vale.

O que são essas notas?
Se a empresa tem dinheiro suficiente para pagar suas dívidas e continuar ganhando dinheiro, a nota dela — ou rating, em inglês — é alta e o sinal está verde para que ela receba empréstimos e investimentos. Caso contrário, o sinal fica vermelho e a nota diminui. As notas atribuídas pela Moody’s vão de Aaa (o risco de investir na empresa é o mais baixo possível) até C (alerta de que o risco de a companhia não pagar uma dívida é muito alto e investir nela não é recomendável).

Por que a nota da Vale diminuiu?
A empresa terá de pagar indenizações às pessoas afetadas pelo rompimento da barragem, investir em tecnologias mais seguras — e mais caras — para evitar novas tragédias, além de arcar com multas do Estado brasileiro e de outros países onde atua. “É como uma criança que cola na prova, o professor descobre e dá zero”, explica o economista sobre as multas. “Os investidores consideram que a Vale mentiu sobre os riscos de sua operação e agora querem o dinheiro de volta.” Por causa de todos esses compromissos, a Moody’s concluiu que a empresa terá mais gastos do que ganhos, por isso, sinalizou que não seria interessante investir na Vale neste momento.

#pracegover: a ilustração usa a imagem de um semáforo de trânsito para explicar as notas da agência de classificação de risco Moody’s. As seguintes explicações são dadas conforme a cor do semáforo: vermelha – Caa1/Caa2/Caa3/Ca/C, risco alto de não pagar dívidas, não se deve investir; entre vermelha e amarela – Ba1/Ba 2/Ba3/B1/B2/B3, sem grau de investimento, qualidade baixa; amarela – De Baa1/Baa2/Baa3, grau de investimento de classificação média; verde – Aaa/Aa1/Aa2/Aa3/A1/A2/A3, grau de investimento de alta qualidade e baixo risco,

Acidente faz ações da Boeing despencarem
Após a queda do avião Boeing 737, da companhia aérea Ethiopian Airlines, no dia 10 de março, que matou todos os 157 tripulantes e passageiros, as ações da Boeing (fabricante da aeronave) despencaram 12%. Ações são pedaços do capital (valor) de uma companhia. Quando o valor cai significa que há mais pessoas vendendo do que comprando essas ações (saiba mais na edição 155 do Joca). Como investidores têm medo das consequências das tragédias para a saúde das empresas, eles deixam de investir nelas quando algo assim acontece, o que desvaloriza as ações.

Três dias após a tragédia em Brumadinho, as ações da Vale na Bolsa de Valores de São Paulo também despencaram — chegaram a cair 20%. No mesmo dia, a mineradora sofreu o primeiro rebaixamento: a agência de classificação de risco Fitch Ratings diminuiu a nota na Vale de BBB+ para BBB-.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, IstoÉ Dinheiro e Jornal Estado de Minas.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido