Esta matéria foi originalmente publicada na edição 235 do jornal Joca
De acordo com um artigo publicado em 14 de janeiro pela revista científica The Astrophysical Journal Letters, o asteroide 2024 PT5, que orbitou a Terra por aproximadamente dois meses, entre setembro e novembro de 2024, era na verdade um pedaço da Lua que provavelmente se fragmentou do satélite há milhões de anos.
Cientistas da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos (EUA), analisaram o material do asteroide durante sua estadia na órbita terrestre. Os resultados mostram que o satélite continha silicato, mineral comum nas rochas lunares. A descoberta foi possível por meio de imagens captadas pelo telescópio Lowell Discovery.
Outros fatores que ajudaram a equipe a descobrir que o objeto celeste era de origem lunar foram a maneira como a luz solar refletia no asteroide e como ele se movia na órbita da Terra. Objetos naturais se locomovem de modo distinto no espaço em comparação a detritos deixados pela ação humana, uma vez que não são tão afetados pela pressão solar.
Relembre a história
No início de setembro de 2024, a Terra passou a ser orbitada por um asteroide com o tamanho equivalente a um ônibus. A “minilua” saiu do campo gravitacional do planeta depois de dois meses, em novembro. Eventos assim acontecem quando um asteroide — corpo celeste rochoso que orbita planetas e estrelas de grande massa (como o Sol) — é “puxado” para o campo gravitacional de um astro e passa a orbitar ao redor deste.
AMEAÇA HUMANA CONTRA A LUA
No dia 15 de janeiro, pela primeira vez a Lua foi incluída na lista de locais que estão ameaçados pela ação humana. A classificação foi criada pelo Fundo Mundial de Monumentos (WMF, na sigla em inglês) inicialmente para evidenciar patrimônios culturais e históricos da humanidade sob algum risco de conservação; agora, a lista também passou a abranger o universo.
De acordo com a instituição, embora as primeiras atividades espaciais do homem na Lua representem um grande marco para a humanidade, atualmente o satélite está vulnerável às frequentes missões espaciais, que abandonam equipamentos e outros vestígios da ação terrestre
Glossário
ÓRBITA: é a trajetória de um astro em torno de outro, ou seja, girando em volta dele. A Lua está em órbita da Terra, e a Terra está na órbita do Sol.
SILICATO: composto proveniente do silício, presente em rochas, argilas e minerais.
PRESSÃO SOLAR: força que a radiação solar exerce sobre um objeto ou superfície.
GRAVIDADE: força de atração mútua entre os corpos.
PATRIMÔNIOS CULTURAIS E HISTÓRICOS: edifícios, locais ou objetos tão importantes para relembrar a história da nação em que estão que o governo decreta que devem ser preservados.
FONTES: THE NEW YORK TIMES, THE ASTROPHYSICAL JOURNAL LETTERS E WORLD MONUMENTS FUN.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.