Esta matéria foi originalmente publicada na edição 234 do jornal Joca
SÃO MESTRES NA ARTE DA CAMUFLAGEM? Algumas espécies mudam de cor rapidamente para se mesclar ao ambiente, e seus movimentos lentos imitam plantas marinhas, dificultando a detecção por predadores.
O CAVALO-MARINHO MACHO É QUE ENGRAVIDA? Ele tem uma bolsa incubadora (semelhante à dos cangurus) na região do abdome, na qual fecunda e carrega os ovos depositados pela fêmea, garantindo um ambiente estável e nutrientes para o amadurecimento dos filhotes.
PODEM TER DE 300 A 500 FILHOTES DE UMA ÚNICA VEZ? Apesar da grande quantidade, apenas alguns sobrevivem até a fase adulta, já que são presas de animais maiores como atum, tubarão, raia, caranguejo e polvo.
SÃO PREDADORES DE EMBOSCADA? Isso significa que eles ficam parados esperando as presas passarem e, com movimentos rápidos da cabeça, capturam pequenos crustáceos, plâncton (conjunto de organismos que vivem na água), camarões e larvas de peixes, ingerindo-os por sucção, como aspiradores de pó.
PREFEREM VIVER EM ÁGUAS CALMAS E RASAS? Por serem pequenos, os cavalos-marinhos são facilmente arrastados pela correnteza. Por isso, preferem viver em águas rasas e calmas, sendo encontrados em manguezais, estuários (locais em que as águas dos rios se misturam com as do mar) e recifes.
FONTES: TERRA, SUPERINTERESSANTE, DIÁRIO DO GRANDE ABC, NATIONAL GEOGRAPHIC E SEGREDOS DO MUNDO.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
legal
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.