Crédito de imagem: Getty Images/reprodução

No dia 13 de junho, foi divulgada a lista de finalistas do World’s Best School Prizes (Prêmios Melhores Escolas do Mundo, em tradução livre para o português), premiação da organização global T4 Education, em parceria com Fundação Lemann, Accenture e American Express. A iniciativa celebra os melhores colégios em cinco categorias diferentes que envolvem a formação social dos alunos. Nesta edição, foram indicadas quatro escolas públicas brasileiras.

Entre os dez finalistas de cada categoria, estão:

  • Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba (PA), na categoria “Ação ambiental”;
  • Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, em Brasília (DF), em Superação de adversidades”;
  • Colégio Militar de Manaus, Amazonas, por “Inovação”;
  • E Escola Estadual Deputado Pedro Costa, da zona norte da cidade de São Paulo (SP), em “Colaboração Comunitária”.

Além dessas categorias, a premiação tem ainda “Apoiando vidas saudáveis”.

Projetos especiais

Cada escola é indicada a partir de uma iniciativa que corresponda aos critérios de pelo menos uma categoria do prêmio, levando em conta, principalmente, o impacto dessa ação na comunidade em que a instituição está inserida. A escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba, por exemplo, desenvolve os alunos para ser guardiões ambientais da Amazônia, aprendendo desde cedo práticas sustentáveis e de reflorestamento.


Estudantes desenvolvem projetos sustentáveis na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira. Crédito de imagem: T4 Education/divulgação

Já no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, uma iniciativa traz o hip-hop como meio para superar desafios e condições intelectuais específicas de jovens detentos. 


Projeto chamado RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo) traz música para as aulas no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria. Crédito de imagem: T4 Education/divulgação

O Colégio Militar de Manaus, por sua vez, desenvolveu um programa de ensino a distância para filhos de militares que moram em áreas mais longínquas.


Crédito de imagem: T4 Education/divulgação

Por fim, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa recebeu a indicação por seu pioneirismo no desenvolvimento do ensino de atividades paralelas, como xadrez, atletismo e ginástica artística. 


Crédito de imagem: T4 Education/divulgação

Em setembro, mais uma etapa do concurso definirá os últimos três finalistas da competição e, em novembro, os ganhadores serão anunciados, após uma avaliação de Organizações Não Governamentais (ONGs), educadores e representantes governamentais. O vencedor de cada categoria recebe um prêmio de 50 mil reais. Confira abaixo a reportagem especial do Joca com os indicados ao prêmio em 2023.

Fontes: World’s Best School Prize, G1 e CNN Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido