EM 20 DE MAIO, o Studio Ghibli, que produziu animações como Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro, ganhou a Palma de Ouro honorária no tradicional Festival de Cannes, na França. Foi a primeira vez que um estúdio — e não uma pessoa — recebeu o prêmio. “O estúdio japonês, representado por contadores de histórias grandiosas, trouxe frescor ao cinema de animação na última década”, disse o comunicado oficial do evento sobre a escolha.

George Lucas, criador da franquia Star Wars, também recebeu uma Palma de Ouro honorária durante o encerramento do festival, no dia 25 de maio.

#pracegover: cenas e personagens da animação japonesa A Viagem de Chihiro, do Studio Ghibli. Crédito de imagem: divulgação

O que é o Festival de Cannes? 

O evento de cinema francês foi criado em 1946 e, desde então, exibe, durante alguns dias, filmes de diferentes países para uma plateia de convidados que reúne atores, diretores, críticos e figuras de renome do universo cinematográfico. Depois do festival, a crítica especializada começa a publicar suas opiniões sobre as obras expostas no evento.

Studio Ghibli 

O Studio Ghibli, criado em 1985 e idealizado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, é uma das mais tradicionais produtoras de animação japonesa. As obras do estúdio têm estética única e tratam de temas que envolvem o amadurecimento pessoal e o contexto cultural japonês de modo sensível.

FILMES DO STUDIO GHIBLI PARA ASSISTIR 

  • Meu Amigo Totoro (1988)
    O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
    Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)
    A Viagem de Chihiro (2001)

FONTES: FESTIVAL DE CANNES, UOL, CNN E STUDIO GHIBLI BRASIL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 225 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido