…O ESTRESSE INFLUENCIA DIRETAMENTE NA NOSSA CAPACIDADE DE LEMBRAR DAS COISAS? Quando estamos estressados, como durante uma prova, nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol, que, em excesso, tende a dificultar a memória.

…TER UMA BOA NOITE DE SONO AJUDA A MEMORIZAR NOVAS INFORMAÇÕES? Ou seja, virar a noite estudando para uma prova, por exemplo, não é uma boa ideia. O melhor é estudar regularmente e dormir bem antes dos exames.

…O PROCESSO DE MEMORIZAR UMA NOVA INFORMAÇÃO PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS FASES? A codificação (aprendizagem) de uma informação; o armazenamento dela ou sua consolidação (a garantia de que se torne uma memória de longo prazo — o que nem sempre acontece); e a evocação (recuperação) dessa lembrança futuramente.

#pracegover: Ilustração mostra mulher de pele negra, cabelos pretos compridos, camiseta rosa. Parte da cabeça dela está aberta e ela está puxando um fio branco de dentro da cabeça, como se fosse a memória. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/FSTOP

…HÁ DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE MEMÓRIA: A DECLARATIVA E A DE PROCEDIMENTO? A primeira corresponde a todas as lembranças que temos a partir de imagens, sons, experiências etc. – como a memória de um dia especial. Já a de procedimento se refere ao conhecimento que sabemos repetir automaticamente, como tocar um instrumento.

Consultoria: Tatiana Ferreira, professora da UFABC e doutora em psicobiologia.

Fontes: El País, Nexo Jornal, Neurociências em Debate, Nutritional Neuroscience e Portal Drauzio Varella.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Enquete

Usar Inteligência Artificial nas artes é uma boa ideia?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido