Dicas para usar o mundo das tecnologias digitais em projetos na sala de aula
O Imprensa Jovem é uma agência de notícia escolar com produção de conteúdos pelos estudantes. Essas produções, em geral, são compartilhadas na internet em canais de vídeos, podcast, redes sociais, blogs e sites escolares, revistas e jornais em formato digital. O que torna o Imprensa Jovem um projeto potencialmente fácil de implantar é o uso de tecnologias digitais acessíveis para alunos e seus professores.
Mas o projeto, dentro da sua escola, não pode se perder nas tecnologias, ou é melhor nem as usar. O objetivo é ser simples, para empoderar ao máximo a expressão criativa e comunicativa dos alunos.
Confira quais recursos e orientações sobre tecnologia os professores e estudantes podem descobrir, juntos, para viabilizar a produção jornalística na escola:
1. Inspirem-se nos modelos de produção dos alunos na internet.
2. Aprendam sobre tecnologias para produção e veiculação do que for desenvolvido.
3. Pensem juntos sobre como usar as ferramentas digitais com responsabilidade e de maneira ética.
4. Prefiram tecnologias que sejam de fácil utilização.
5. Usem recursos gratuitos para que mais pessoas possam estar envolvidas na produção jornalística.
6. Sejam parceiros: estudantes e professores aprendem juntos nesse processo.
Dicas de aplicativos para sua agência de notícias estudantil que podem ser usados em celular ou tablet: Anchor (podcast), Filmora-Go (editor de vídeo), CuePrompter (para leitura de textos durante gravações), Comica (HQ), Polish (editor de imagem) e Lexis (editor de áudio).
O programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e é reconhecido pela Unesco como prática de referência de educação midiática.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.