O painel estudado pelos pesquisadores. Foto: divulgação

Um estudo publicado em 7 de março na revista científica britânica Royal Society revelou que pinturas rupestres encontradas na Amazônia mostram alguns dos animais que moraram na região durante a era do gelo, que ocorreu há aproximadamente 1,7 milhão de anos (saiba mais abaixo). Nas artes, é possível identificar espécies gigantes que já foram extintas, como bichos-preguiças do tamanho de um carro e cavalos diferentes dos que conhecemos hoje.

As pinturas ficam na parte da Amazônia que pertence à Colômbia e já eram conhecidas pelos indígenas que habitam o local há muitas décadas. Porém as gravuras foram descobertas por pesquisadores de pinturas rupestres apenas nos últimos anos, já que por muito tempo os especialistas não podiam acessar a área em razão de conflitos armados que atingiram o país, principalmente do fim da década de 1950 até 2016.

A pintura que representaria a preguiça-gigante e, nas imagens B e C, representações desse animal. Foto: divulgação

Nos últimos anos, porém, com a redução da violência no país, especialistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, começaram a fazer pesquisas na região e analisar as gravuras de perto. De acordo com o estudo, as artes teriam sido feitas pelos primeiros humanos a habitar a região, durante a era do gelo. Elas representam em detalhes a fauna conhecida pelos humanos na época, que ia desde peixes e tartarugas até onças e herbívoros (animais que se alimentam de plantas) do tamanho de elefantes. 

Polêmica

Nem todos os pesquisadores, no entanto, reconhecem a data e concordam com as interpretações sobre as pinturas. Alguns especialistas afirmam, por exemplo, que o sol, a chuva e outros fenômenos teriam apagado as artes se elas fossem tão antigas, por isso acreditam que elas surgiram depois da era do gelo.

Além disso, há quem defenda que não podemos afirmar que os animais pintados são de nenhuma espécie específica, já que não seria possível ter certeza de que o autor da gravura quis representar determinado bicho na arte.

Representação de um cavalo da era do gelo. Foto: divulgação

Os autores do estudo, por outro lado, argumentam que existem evidências de que os humanos conviveram com animais dessa era, de modo que as pinturas poderiam ter sido feitas pelas pessoas da época para representar essa interação.

O que foi a era do gelo?

O período popularmente conhecido como era do gelo começou por volta de 1,7 milhão de anos atrás e terminou há cerca de 20 mil anos. Durante esse tempo, a Terra passou por temperaturas extremamente frias e extremamente quentes, que tiveram grandes impactos na vida dos seres vivos que viviam no planeta.

Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, Royal Society e The NY Times.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Anna Castelo Branco

    2 anos atrás

    Valeu Joca vai me ajudar na lição de casa

  • jp

    2 anos atrás

    usei para uma tarefa de escola porque eu conheço seu jornal

  • jp

    2 anos atrás

    adoreiiiiii

  • aluno.somar20

    2 anos atrás

    essa figura e milhares de anos e essa e muito bom para a prender

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido