No Dia de São João, saiba como surgiram a quadrilha, as bandeirinhas, a fogueira, as brincadeiras e as comidas.
Vinte e quatro de junho é Dia de São João, data que deu origem às festas “joaninas” nos países europeus, chamadas assim em homenagem a esse santo da Igreja Católica. Trazidas pelos portugueses ao Brasil no período colonial (1500-1815), as festividades passaram a homenagear outros santos do mês de junho, como São Pedro (dia 29) e Santo Antônio (dia 13), e foram rebatizadas de “juninas”.
Essas comemorações, contudo, começaram antes de a Igreja Católica existir. Na Europa, celebrações populares no campo eram comuns no dia 21 de junho, quando o Sol atinge o ponto mais próximo em relação à Terra, dando início à época mais quente do ano no hemisfério norte, o solstício de verão. O objetivo era celebrar o início das colheitas na região. Depois que o cristianismo surgiu, a festividade passou a fazer parte do calendário religioso.
No Brasil, o dia marca o solstício de inverno, quando o Sol está mais distante do nosso planeta, na altura do hemisfério sul. Junho é também a época da colheita do milho, um dos principais ingredientes dos pratos juninos. Os indígenas brasileiros, por exemplo, já celebravam esse marco para a agricultura muito antes da chegada dos portugueses, com danças, cantos e muita comida à base de milho.
Segundo evento mais festejado do país — perdendo apenas para o Carnaval — a festa junina no Brasil é repleta de danças, bandeirinhas, fogueiras, brincadeiras e comida típica. Saiba a origem dos elementos dessa tradição.
A dança mais comum das festas juninas é a quadrilha. Ela funciona assim: uma pessoa que comanda a quadrilha vai ditando os passos enquanto os dançarinos, em pares, fazem vários movimentos alegres.
Ela tem origem na França e em sua dança de salão do século 18 e chegou ao Brasil no século 19. Por isso, originalmente, os comandos são falados em uma adaptação do francês, como “changê” (quando os casais têm que mudar de par) e “balancê” (balançar o corpo). Entretanto, conforme a dança foi se popularizando no Brasil, ganhou instruções em português, como “olha a chuva”, “é mentira”, “olha a cobra”, “a ponte caiu” e “nova ponte”.
Outra tradição da quadrilha são os personagens. Enquanto dois dançarinos simulam que são os noivos, há também o padre, o pai da noiva, o juiz, o delegado e o sacristão (pessoa que cuida dos edifícios das igrejas católicas).
No Brasil, as comemorações também têm a presença de danças tradicionais como forró, carimbó, tambor de crioula e boi-bumbá.
Você sabia que as fogueiras originalmente são associadas à proteção e comemoração do solstício de verão no hemisfério norte? Por esse motivo, elas eram usadas na época em que as festas juninas não tinham influência religiosa.
Mais tarde, a Igreja Católica deu a elas novo significado. Segundo a tradição da religião, a mãe de São João Batista teria acendido uma fogueira para avisar a família que o filho tinha nascido.
Hoje, nas festas mais tradicionais, a fogueira tem o papel de unir amigos, vizinhos e familiares, chamados “compadres” (homens) e “comadres” (mulheres). Eles devem pular a fogueira de mãos dadas, em sentido cruzado, dizendo “São João dormiu, São Pedro acordô, vamo sê cumpadre que São João mandô”.
O formato das fogueiras varia de acordo com a celebração de cada santo: na festa de Santo Antônio, é quadrangular; na de São Pedro, triangular; e, na de São João, tem forma arredondada na base e de pirâmide no topo.
As bandeiras coloridas que enfeitam as festas juninas nem sempre carregam sentido religioso. Elas surgiram como forma de, segundo a tradição católica, abençoar a festa e os festeiros. Isso porque possuíam a imagem de santos da religião e eram lavadas em uma água que serviria para proteção.
Mesmo as comemorações juninas que não são religiosas possuem costume até hoje de ter bandeiras penduradas, mantendo a ideia de proteger as pessoas que estão festejando.
Mas não é em todo lugar do mundo que se usam bandeirinhas na decoração de festas juninas. Em Portugal, por exemplo, o mais comum é enfeitar essas festas com fitas e lâmpadas coloridas.
O jogo mais tradicional é o pau de sebo, surgido em Portugal. Nele, os participantes tentam subir em um tronco liso que se torna ainda mais escorregadio ao receber gordura animal em toda a extensão. Quem consegue chegar ao topo e agarrar o prêmio em dinheiro fica com o presente.
Outras brincadeiras comuns para adultos e crianças têm ligação com o dia a dia no campo, como a pescaria, na qual peixes enterrados na areia são pescados em troca de prendas (pequenos prêmios como guloseimas e brinquedos).
Também há as corridas de saco (nela, os participantes, vestidos com sacos de batata, tentam alcançar a linha de chegada sem cair) e de ovo na colher (os participantes correm tentando equilibrar um ovo cozido com o talher).
Os pratos mais comuns levam alimentos indígenas e rurais, como milho, amendoim, mandioca e batata-doce. Colhido em junho, o milho é a base de maior parte do cardápio: pipoca, canjica, bolo de fubá e pamonha levam o ingrediente. Outros pratos tiveram influência da colonização portuguesa e há também os que foram sendo acrescentados, como churrasco, cachorro-quente e pastel.
Fontes: Nexo, Super, Fundaj, UOL, Governo do Brasil e EBC.
Leia outras reportagens do Joca sobre festas juninas:
Conheça a Festa de São João com a maior quadrilha do país
Os bonecões da Festa Junina de São Luiz do Paraitinga
Crianças com pernas de pau se divertem no Arrastão do Pavulagem
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
sou do 4°c e amei a reportagem da festa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi, nós somos o Pedro e Cauã do 4 ano B. Gostamos muito do jornal Joca, e foi muito legal conhecer mais sobre os 5 elementos juninos!
o jornal joca e muito legal (:
Oi! Aqui é Luísa e Maria Eduarda, temos 10 anos, e somos do 5 ano B da escola Etiene Sales Campelo. Gostamos muito do jornal. E gostamos de ler a reportagem sobre a festa junina. Alias, vai ter uma festa na nossa escola no dia 25, e estamos muito ansiosas!
Gostei muito do texto e amei as brincadeiras da Ana beatriz Pádua! Meu nome e Maryanne sou do 5ºB. Gosto muito de aprender coisas novas, amei o texto da festa Junina e amo comer na festa!
Oi! Eu sou o Enzo da escola Etiene Sales Campelo, da turma 4ºC. E foi legal ler sobre os 5 elementos da Festa Junina!
Oii, eu sou a Juliana do 4 ano c. Eu gostei do jornal Joca e foi bom aprender sobre os 5 elementos da festa junina. Achei muito legal!
Oi! Eu sou a Isabelle da escola Etiene Sales Campelos, sou da turma 4º C. Gostei muito da reportagem! Achei ela muito legal e informativa, adorei aprender sobre os 5 elementos da festa junina.
Eu amei a prender sobre a festa junina, espero aprender mais sobre esse conteúdo. Eu sou Julie, estudo na escola Etiene Sales Campelo no 4ºc.
Oi! Eu sou o Otavio da escola Etiene Sales Campelo da turma 5ºA. Foi muito legal aprender sobre os 5 elementos da Festa Junina!
Eu gosto muito de festas, principalmente a festa junina porque ela tem várias comidas e brincadeiras, eu faço aniversário no dia de São João. Meu nome e Carlos Eduardo da silva e estudo na EMEIEF Etiene Sales Campelo, e eu gosto muito do das reportagens que eu leio todos os dias.
Oiê! Eu sou a Sophia Frizzo estudo na escola Etiene Sales Campelo, sou do 5ºA. Eu sempre gostei de festa junina é uma das minhas festas favoritas, adoro a dança, a comida e as brincadeiras! E essa reportagem é muito interessante, e adorei as descobertas!
MEU NOME É VINICIUS TENHO 11 ANOS EU ACHEI MUITO LEGAL ESSA BRICADEIRA CHAMADA ``PAU DE SEBO´´ E EU GOSTO MUITO DO SEU JORNAL.
Oii! Eu sou a Adrielly do 5a e estudo no Etiene . Achei muito interessante a reportagem e tinham várias informações bem legais, adorei!
OII eu amo as reportagens eu estudo no santo ivo e leio todas as reportagens
A festa junina é um jeito de mostrar energia positiva do brasil ha outras cdbhgwfhjegshzfcjbhdgcfxdtfcvgjbhnhbgvfcdxsrtcvybuhgvfcdxsdcfvgbhgvfcdxcfvgbhbgvfcdxszxdcfvgbnhbgvyctfrexcvbhbyvtcr
e tenho 8 anos e estudo na escola parque
Eu amei as reportagens! mais a das brincadeiras e da comida eu amei! e gente, vcs podem ir ver o meu jornal pfv?
Estou aqui pela minha professora e tenho 9 anos
MEU NOME É ENZO, TENHO 10 ANOS E GOSTEI MUITO DE SABER DAS FALAS DE TRADIÇÃO DA FOGUEIRA.
OLÁ JOCA, SOU A ISABELA EMANUELLE, TENHO 10 ANOS E ACHEI MUITO INTERESSANTE SABER DE TANTAS COMIDAS QUE USA O MILHO COMO INGREDIENTE.
MEU NOME É MARIA ISABEL, TENHO 10 ANOS E GOSTEI DAS BRINCADEIRAS DA FESTA JUNINA. MINHA AVÓ SEMPRE ME CONTA SOBRE ESSE TAL DE "PAU DE SEBO" SÓ QUE EU NUNCA VI.
OI JOCA, MEU NOME É MATHEUS TENHO 10 ANOS E EU GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE O FORMATO DAS FOGUEIRAS.
OLÁ, MEU NOME É GABRIELA F. TENHO 10 ANOS ADOREI AS FALAS PARA PULAR A FOGUEIRA E FORTALECER AMIZADES ENTRE COMPADRES E COMADRES.
MEU NOME É LORENA E TENHO 9 ANOS. ACHEI MUITO LEGAL A REPORTAGEM DO JOCA SOBRE A FESTA JUNINA E GOSTEI MUITO DAS DELÍCIAS FEITAS COM MILHO. EU NÃO SABIA QUE MUITAS COMIDAS SÃO FEITAS COM O MILHO.
MEU NOME É MARIA EDUARDA, TENHO 9 ANOS E GOSTEI MUITO DE APRENDER SOBRE A FOGUEIRA E TAMBÉM SOBRE A DECORAÇÃO DESSA FESTA QUE EU AMO.
OI JOCA, MEU NOME É DAVI SÁ, EU TENHO 9 ANOS E ADOREI AS APRENDIZAGENS DE HOJE COM ESSA MATÉRIA. EU NÃO SABIA QUE A FESTA JUNINA É DECORADA COM FITAS E LÂMPADAS EM OUTROS PAÍSES.
OLÁ JOCA, MEU NOME É DAVI RODRIGUES, 9 ANOS. GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM E DE APRENDER SOBRE O FORMATO DAS FOGUEIRAS.
HOJE OS ALUNOS DOS 3ºS ANOS FICARAM MUITO BEM INFORMADOS COM O CUMPADRI JOCA, É CLARO! ADORARAM SABER SOBRE AS BANDEIRINHAS, FOGUEIRA E AS DELÍCIAS DA FESTANÇA. VALEU NHÔ JOCA, A BARRACA MAIS BEM INFORMADA DA FESTA JUNINA...UMA BARRACA DE APRENDIZAGENS!
Que legal! Adoramos saber que eles estão aprendendo aqui no site. Até a próxima!
MEU NOME É PAULO HENRIQUE, ADOREI A MATÉRIA E A PARTE QUE EU MAIS GOSTEI FOI A DAS COMIDAS DA FESTA.
EU O SOU O LUAN, AMO COMER E GOSTEI DA PARTE DAS COMIDAS DA FESTA JUNINA.
OI JOCA, MEU NOME É MARIANA, ACHEI A REPORTAGEM BEM LEGAL E EU NUNCA BRINQUEI DE CORRIDA DO SACO. VOU TENTAR!
MEU NOME É NÍCOLAS, E EU ACHEI A REPORTAGEM MUITO LEGAL. NÃO CONHECIA A BRINCADEIRA DO PAU DE SEBO, GOSTEI!
EITA QUE A FESTANÇA COM O NHÔ JOCA ESTÁ GARANTIDA SÔ! OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS AMARAM AS APRENDIZAGENS SOBRE A FOGUEIRA, MAS O QUE MAIS GOSTARAM FOI DAS BRINCADEIRAS JUNINAS E DAS COMIDA....DELÍCIA DE REPORTAGEM JUNINA! #SOMOSTODOSJOCA
A turminha dos 1ºs anos da EME Laerte do período da manhã amaram conhecer mais sobre a dança junina.
Muito legal!!!
não é a minha festa preferida mai amei o texto
O que mais gosto na festa junina são as brincadeiras, ondem ganhamos muitas prendas, e a comida favorita é o Pastel - Laís Missura Ciparullo 7 anos
Eu também
Viva São João e viva o Joca, nosso compadre mico leão mais do que bom em informação.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.