Quem acompanha o site do Joca já sabe: toda primeira sexta-feira do mês é dia de Contos de Carlotas! A seguir, confira a história de Ryan, um garoto que leva uma nuvem dentro de si. Às vezes, ela se abre e dá lugar à luz solar. Em outros momentos, faz o tempo fechar. E aí, isso acontece com você também?

Por Natalia Coimbra

Ryan guarda um segredo no peito, uma nuvem que fecha o tempo ou vai embora e dá espaço para o sol

Quando Ryan foi passar férias em Carlotas, todos queriam conhecê-lo. Todo mundo já tinha ouvido falar que ele estudava na escola mais legal e que morava na maior casa no bairro mais chique da sua cidade. Não só isso, que ele tem uma família linda, daquelas de fazer inveja nas redes sociais, que hoje são mais populares do que porta-retratos.

E, como se não bastasse, seus amigos não poupam elogios: ele é craque no futebol, manda bem no hip-hop e produz os vídeos mais curtidos do canal da escola. Ryan é engraçado, gentil e educado, mas também enfrenta qualquer um se percebe alguma injustiça ao redor. Todo mundo suspira: “Ah, esse menino é perfeito!”. Certo? Se ele é perfeito eu não sei, mas sei que todo mundo já ouviu isso mil vezes e não havia quem não concordasse.

O que ninguém sabe é que o Ryan tem um segredo: uma nuvem se esconde no peito dele. Alguns dias, se o vento sopra muito forte, a nuvem voa para longe e o sol dentro do seu coração pode brilhar. Nesses dias, ele fica superfeliz e cheio de energia de verdade. Ele lembra como a família e os amigos o amam e que a escola e a casa dele são bacanas. Ele sabe que é um garoto de sorte. Ele tem certeza de que pode mudar o mundo e – isso é muito importante! – nesses dias Ryan sabe que é uma pessoa especial.

Claro que ele é! Mas, nos outros dias, a nuvem estaciona ali, bem no meio do peito, cobrindo tudo o que brilha dentro dele. Tem dias que chegam mais nuvens, que se trombam e troveja alto. E, mesmo em dias escuros, ele continua vivendo a sua vida que parece tão perfeita aos olhos dos demais. A verdade, porém, é que tem dias que nada faz sentido para ele, tudo fica cinza, triste, e ele se sente confuso e inútil… E o que o deixa mais desanimado é que, por mais que ele se esforce para fazer o vento soprar para afastar a nuvem, às vezes ela simplesmente não vai embora.

A nuvem tem vontade própria e Ryan não consegue controlá-la. Quando o tempo fecha, ele aguenta firme e espera o vento soprar novamente. Ele não gosta de falar sobre sua nuvem com ninguém porque lhe parece que ninguém quer saber sobre um peito nublado. Ele tem medo de decepcionar as pessoas, não quer deixar sua família e amigos tristes, nem que pensem que isso é uma bobagem ou invenção.

Aqui em Carlotas a gente sabe que muita gente tem essa nuvem escondida dentro do peito e que cada um lida com ela de uma maneira diferente.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para imprimir.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Ninguem é perfeito, não devemos deixar nenhuma dor nos consumir, nenhum sentimento ruim cobrirá a nossa felicidade. Não deixe a tristeza entrar em você. Seja você mesmo independente de qualquer coisa. 4ºB

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Ninguem é perfeito, todos sofremos de formas diferentes, ninguem tem culpa pelo que estamos passando, não devemos descontar nas pessoas as nossas tristezas , as nossas raivas. Ryan mostra isso nesta história, onde ele esconde quando está triste. 4ºC

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Nem tudo na vida da gente é o que parece, todos temos nossos dias ruins, mas não devemos descontar ou passar para os outros os dias que não estamos bem. 4ºA

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Gostamos muito da história, temos dias tristes e outros felizes, temos que aprender a respeitar o momento do outro. Alunos do 2º C

  • Wilza

    4 anos atrás

    muito legal essa historia joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido