Um explorador norte- -americano disse ter encontrado plástico durante um mergulho de submarino ao ponto mais profundo dos oceanos, a Fossa das Marianas, localizada no Pacífico. O local chega a aproximadamente 11.034 metros de profundidade — maior do que a altura do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, se invertido — e é um dos pontos menos explorados do planeta.

Na expedição, em 28 de abril, Victor Vescovo relatou ter achado uma sacola e embalagens de bala. Agora, a equipe dele fará análises para verificar se o que foi visto realmente era plástico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que 8 milhões de toneladas desse material cheguem aos mares por ano — o que seria equivalente a um caminhão de lixo que, a cada minuto, despeja plástico nas águas.

#pracegover: A imagem mostra as profundezas do mar. É possível ver um luz, que ilumina a água e mostra a cor azulada dela e um chão de areia clara, cheia de lixo. Crédito: Reprodução

Especialistas afirmam que o descarte inadequado gera diversas consequências ambientais, principalmente para os animais, que podem ficar presos ao plástico ou ingeri-lo. Acredita-se que, anualmente, mais de um milhão de pássaros e 100 mil mamíferos marinhos morram por causa desse tipo de lixo, de acordo com a Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A expedição
No mergulho na Fossa das Marianas, Vescovo atingiu 10.928 metros, tornando-se a pessoa a chegar ao ponto mais profundo dos oceanos em um submarino (saiba mais no box). Três dias depois, ele voltou às profundezas, desta vez a 10.927 metros.

As viagens fazem parte do projeto The Five Deeps Expedition (expedição das cinco profundezas, em português), que tem como objetivo explorar o ponto mais profundo de cada oceano. Só na Fossa das Marianas foram encontradas três espécies de animais que ainda não eram conhecidas pela ciência.

Humanos nas profundezas

– Até o momento, só quatro pessoas visitaram a fossa das marianas. confira quem foi mais longe: Victor Vescovo (2019): 10.928 metros
– Don Walsh e Jacques Piccard (1960): 10.916 metros
– James Cameron (2012): 10.908 metros

O que eu penso sobre…

“Eu acho que é um absurdo uma pessoa ir tão fundo para achar coisas lindas e ver lixo”, Gabriel R., 10 anos

“Eles poderiam ter morrido nessa profundidade extrema”, Nicolas A. L., 9 anos

“Eu acho que é um absurdo ter um monte de plástico no mar que afeta os animais”, Pedro P. D. A., 10 anos

“É um absurdo ir tão fundo e achar plástico”, João Victor, B. V., 9 anos

Contribuição do editor mirim

“Falem mais sobre Victor Vescovo e como ele se preparou para ir até a fossa das marianas”, Tiago M., 10 anos

#pracegover: Victor Vescovo aparece em cima de um submarino, na superfície do mar. A embarcação é branca e Vitor está de cabelo preso. Ele veste roupa de mergulho azul e preta. A peça é composta por uma camiseta e uma bermuda. Crédito: divulgação.

Victor Vescovo é um explorador do mundo. Em 2017, ele completou um desafio que incluía escalar os picos mais altos nos sete continentes do planeta. Vescovo tem se preparado para desafios há alguns anos: além de ser piloto de aeronaves, aprendeu a comandar submarinos tripulados e mandou construir um que suportasse a pressão da água no ponto mais profundo dos oceanos.

Fontes: BBC, CNN, Mariana Trench, National Geographic, Live Science, ONU, The Five Deeps Expedition e Unesco.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido