Usando retalhos de tecidos, papel camurça, cola 3D e folhas de E.V.A, o mapa possibilita que os alunos reconheçam onde há terra, onde está o mar e onde tem vegetação.
Dois alunos do ensino médio de uma escola estadual de Irecê, na Bahia, criaram um mapa do Brasil com diferentes texturas a fim de ajudar os colegas com deficiência visual.
Motivados pela falta de material adaptado, Eduardo Souza e Laíse dos Sales desenvolveram um mapa tátil para facilitar o entendimento das regiões geográficas.
A ideia partiu de Eduardo, que quis entender melhor como era dar aulas para o colega de sala Frailan, cego. Então, ele se juntou à Laíse, que tem pai com deficiência visual, e ambos passaram a explorar as dificuldades e fazer pesquisas sobre ensino inclusivo.
O mapa foi confeccionado com retalhos de tecidos, papel camurça, cola 3D, folhas de E.V.A e, as legendas, aplicadas em braile. Com as aplicações, o mapa possibilita que os alunos reconheçam onde há terra, onde está o mar e onde tem vegetação.
“Nosso objetivo é proporcionar uma ferramenta para que as pessoas com deficiência visual possam aprender os assuntos relacionados às regiões do Brasil”, disse Eduardo ao site Porvir.
O trabalho dos estudantes foi muito elogiado pela professora de geografia e apresentado aos membros da Associação de Deficientes Visuais de Irecê e Região (Adevir). Agora, o próximo passo é inscrever a iniciativa na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) do ano que vem.
Exemplo a ser seguido
Em Minas Gerais, um grupo de alunos criou o projeto “Geografia Para Todos os Sentidos” e desenvolveu um mapa em alto-relevo da América do Sul. Além disso, os rios foram feitos com água, o deserto com sal de verdade e os estudantes também colocaram ar quente e frio para simular as consequências climáticas.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Essa atitude foi muito interessante e muito agradável para os que tem deficiência visual .
Muito bacana essa vivência. Parabéns.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.