No dia 6 de julho é comemorado o aniversário de criação do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que completa 87 anos.

O órgão é responsável por retratar o Brasil, ou seja, descobrir dados como qual é o tamanho da população brasileira, qual é o nosso nível de escolaridade ou quantos de nós temos acesso a saneamento básico. O instituto realiza estudos que mostram como estamos e, assim, facilitam o trabalho do governo e de milhares de organizações que precisam dessas informações sobre as questões mais importantes do país.

A data de criação pode confundir, mas não é tão complicado assim. Vinculado ao Ministério da Economia, o IBGE surgiu como parte do decreto de lei nº 24.609, no 6 de julho de 1934. Porém, só começou a funcionar e teve o primeiro presidente nomeado dois anos depois, em 1936, e ainda recebeu uma reformulação em 1938.

O IBGE tem muitas formas de trabalhar; uma delas é entrevistando brasileiros. Os funcionários andam pelas ruas e conversam com pessoas e famílias fazendo perguntas que vão para um relatório especial.

Fonte: IBGE

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Pedro

    2 anos atrás

    O IBGE parece o nome da minha escola.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido