Sessenta anos de Brasília, 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, 520 anos da chegada dos portugueses ao Brasil… Saiba mais sobre alguns dos principais fatos históricos que serão relembrados em 2020.

60 anos de Brasília

Datas que fazem aniversário em 2020 Brasília
Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente da República. Foto: Divulgação

Brasília, a capital do Brasil, completa 60 anos em 2020. A cidade é chamada de sede do governo, pois é onde trabalham aqueles que administram o país – presidente da República, deputados federais, senadores, entre outros (saiba mais sobre esses cargos no Manual Joca das Eleições).

O projeto de construção da nova capital teve início no governo do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1956, houve o lançamento do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, que tinha como objetivo reunir e selecionar projetos que mostrassem como seria a “cara” da nova capital – até então, a capital do país era a cidade do Rio de Janeiro.

O projeto vencedor foi o do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que imaginou Brasília com dois eixos se cruzando em um ângulo reto, formando o sinal da cruz.

Com o projeto selecionado, o presidente Kubitschek escolheu o arquiteto Oscar Niemeyer para tocar as construções da nova capital. Niemeyer foi o responsável por estruturas famosas, como o prédio do Congresso Nacional (onde atuam deputados federais e senadores), o Palácio do Planalto (onde o presidente da República trabalha), entre outros.

520 anos da chegada dos portugueses ao Brasil

Fatos históricos que fazem aniversário em 2020 chegada dos portugueses
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, quadro de Oscar Pereira da Silva. Foto: Divulgação

Comandadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral, 13 naus saíram de Portugal em março de 1500, cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram a Porto Seguro, na Bahia, no dia 22 de abril daquele ano.

Ao desembarcar no Brasil, os portugueses exploraram a costa e entraram em contato com os indígenas, que já viviam por aqui. No dia 26 de abril, fizeram uma missa, considerada a primeira realizada no país.

Alguns dias depois, em 2 de maio, os europeus deixaram o território e partiram em direção à Índia, onde iriam em busca de especiarias (tempero para os alimentos) – esses produtos, vindos do Oriente, valiam muito dinheiro na época.

Embora tenham chegado ao Brasil pela primeira vez em 1500, os portugueses começaram a ocupar, de fato, o território brasileiro só em 1530.

75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Fatos históricos que fazem aniversário em 2020 fim segunda guerra
Soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. Foto: Divulgação

Em 2020, comemoram-se os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O embate, que durou entre 1939 e 1945, envolveu confrontos na Europa, Ásia e África e teve a participação de países de todos os continentes. Entre 60 milhões e 70 milhões de pessoas morreram em virtude dos conflitos.

A guerra envolvia dois grupos: os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Japão e Itália).

O objetivo do Eixo era dominar territórios e impor aos povos dominados os seus valores e regras. Os Aliados, por sua vez, lutavam para impedir que o Eixo avançasse e conseguisse cumprir suas metas.

O Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados. Na época, o governo brasileiro enviou cerca de 25 mil homens para ajudar na luta contra o Eixo.

A guerra chegou oficialmente ao fim no dia 2 de setembro de 1945, com a vitória dos Aliados.

30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Fatos históricos que fazem aniversário em 2020 30 anos do eca
O Estatuto Da Criança e do Adolescente proíbe o trabalho infantil no Brasil. Foto: Divulgação

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos em julho de 2020. Trata-se de um conjunto de normas que definem os deveres e direitos de todas as crianças e adolescentes brasileiros.

O ECA foi instituído no dia 13 de julho de 1990, durante o governo do presidente Fernando Collor. O documento reforça a importância de todos os jovens terem acesso à educação, saúde, lazer, segurança, moradia, entre outros aspectos básicos para seu desenvolvimento.

Veja, abaixo, alguns dos trechos presentes no estatuto:

“A criança e o adolescente têm direito à educação.”

“É proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos, salvo na condição de aprendiz.”

“Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e aos espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.”

Fontes: Planalto e Governo do Distrito Federal 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido