1) Leia o texto e responda ao que é pedido.


Orquestra na Hungria ajuda pessoas com deficiência

Pessoas que têm deficiência auditiva estão tendo a chance de “ouvir” a "Quinta Sinfonia" de Beethoven graças a uma série de ações realizadas pela Orquestra Danubia de Budapeste, da Hungria. Os interessados, de crianças a idosos, “escutam” a melodia de três formas: sentando-se perto dos músicos e colocando as mãos nos instrumentos para sentir a vibração; segurando balões que transmitem a vibração dos sons; e usando aparelhos auditivos especiais, que amplificam o som, entregues ao público por funcionários da orquestra.

“Quando sentei perto do músico que tocou o baixo hoje, comecei a chorar”, disse à Reuters Zsuzsanna Foldi, de 67 anos, que começou a perder a audição aos 8 meses, por causa de uma meningite (doença em que as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal ficam inflamadas).

Segundo Máté Hámori, maestro da orquestra, o objetivo é levar música à vida de quem não tem acesso a ela e chamar a atenção para as necessidades das pessoas com deficiência auditiva.

Jornal Joca. Edição 144, 1ª quinzena março/2020.


Pode-se deduzir do texto que:

Correto! Errado

2) Leia o texto e responda ao que é pedido.


Robert Scheidt é primeiro brasileiro a garantir presença em sete Olimpíadas

Aos 46 anos, o velejador Robert Scheidt conquistou, no dia 13 de fevereiro, uma vaga para a Olimpíada de Tóquio, no Japão. A classificação veio durante uma etapa do Mundial da Classe Laser, disputado em Melbourne, na Austrália. Com a conquista, o atleta se tornou o primeiro brasileiro a ter participação confirmada em sete edições dos Jogos Olímpicos.

Além de Scheidt, outros cinco atletas brasileiros já disputaram seis Olimpíadas: Torben Grael (vela), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Rodrigo Pessoa (hipismo), Formiga (futebol) e Jaqueline Mourão (ciclismo). Nos próximos meses, Formiga, Rodrigo e Jaqueline podem garantir vaga para Tóquio. Se isso acontecer, eles disputarão a sua sétima Olimpíada e alcançarão a marca de Scheidt.

Jornal Joca. Edição 144, 1ª quinzena março/2020 (trecho).


A expressão “Se isso acontecer” refere-se:

Correto! Errado

3) Segundo o texto a seguir, qual a quantidade de pessoas que mudará o modo de se deslocar?

Correto! Errado

4) Leia o texto abaixo e depois responda qual é o objetivo principal dos quadrinhos.

Correto! Errado

Para jogar sozinho
Parabéns!

Você está no caminho certo! Continue lendo as notícias do Joca!
Você está no caminho certo! Continue lendo as notícias do Joca!

Quando estiver lendo as matérias, preste um pouco mais de atenção!

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido