Medida entra em vigor em 6 de agosto; 700 itens, como suco de laranja e aeronaves, ficaram de fora da lista
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 30 de julho, um decreto que oficializa uma tarifa adicional de 40% sobre produtos importados do Brasil. O valor se soma aos 10% anunciados em abril, elevando a taxação total para 50%.
Entre para o grupo de ZAP do Joca
Na prática, isso significa que produtos brasileiros vendidos nos EUA ficarão mais caros para os consumidores norte-americanos. As empresas que importam esses itens terão de pagar o preço original mais uma tarifa de 50% desse valor, o que deve elevar o preço final ao público.
Com isso, é possível que as empresas de lá comprem menos do Brasil e busquem fornecedores em outros países.
Segundo a Casa Branca, sede do governo dos EUA, a medida entra em vigor em 6 de agosto. A decisão traz uma lista de 700 itens que não serão tarifados, entre eles suco de laranja, aeronaves, derivados de petróleo, veículos e peças. No entanto, produtos importantes para a economia brasileira — como café, carne e pescado — ficaram de fora da lista de isenções.
Nas últimas semanas, o Brasil tentou negociar com representantes dos Estados Unidos para evitar a nova tarifa. No entanto, segundo o governo brasileiro, não houve retorno por parte das autoridades norte-americanas.
Fontes: G1, CNN Brasil e Folha de S. Paulo
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.