Criança do Ano
Crédito de imagem: redes sociais/reprodução

A revista Time — conhecida por homenagear personalidades de destaque em todo o mundo — nomeou, em 15 de agosto, o estudante norte-americano Heman Bekele, de 15 anos, a Criança do Ano de 2024. Em outubro de 2023, Heman venceu o Prêmio Jovem Cientista (“Young Scientist Challenge”, em inglês), promovido pelas empresas 3M e Discovery Education, pela sua invenção: um sabonete capaz de tratar o câncer de pele.


A Time publicou na rede social X, em tradução livre do inglês: “Apresentando nossa Criança do Ano, Heman Bekele. O garoto de 15 anos inventou um sabão que um dia poderá tratar, e até prevenir, alguns tipos de câncer de pele”.


Heman nasceu na cidade de Addis Ababa, na Etiópia. Desde muito pequeno, ele gostava de brincar de cientista, misturando cosméticos e outros produtos do banheiro e observando o comportamento das soluções que fazia. Quando ele fez 6 anos, a família o presenteou com um kit de química — aflorando de vez o interesse do garoto por experimentos científicos. 

Em um vídeo divulgado pela Time, Heman conta que, antes de emigrar para os Estados Unidos, ele via muitas pessoas contraindo câncer de pele em consequência da alta exposição ao Sol e da falta de produtos cosméticos e tratamentos adequados. Ele lembra dos pais sempre aconselhando ele e as irmãs a passar protetor solar antes de sair de casa. “Quando criança, eu não pensava muito sobre isso, mas, quando vim para a América, percebi o tamanho do problema que o Sol e a radiação ultravioleta apresentam quando ficamos expostos por muito tempo”, conta.

Radiação ultravioleta: ondas eletromagnéticas carregadas de energia que chegam à Terra pelos raios solares.

Por um tempo, Heman tentou pensar em maneiras de combater a doença. Um dia, ele leu sobre a imiquimode, substância comercializada em creme e utilizada para tratar o câncer de pele. Então, ele teve uma ideia: criar um produto mais acessível (ou seja, mais barato) e que pudesse ser usado por pacientes ainda no início do diagnóstico.

Foi assim que ele chegou à ideia do sabonete em barra: um modo simples e menos custoso de tratamento e até mesmo prevenção. Para fazer com que a substância permaneça na pele mesmo após o enxágue, Heman adicionou componentes que aderissem à pele. A invenção lhe rendeu o Prêmio Jovem Cientista, pelo qual recebeu 25 mil dólares (cerca de 135 mil reais), com o intuito de que possa investir em suas pesquisas.

O sabonete de Heman ainda necessita de aprovação das autoridades sanitárias para que esteja disponível no mercado.

“Muitas pessoas acreditam que tudo já foi feito (…). Para elas, eu deixo um recado: ideias nunca se esgotam neste mundo. Só continuem criando e pensando em maneiras de melhorar o planeta”,

Heman Bekele, Criança do Ano de 2024 pela Time.

Fontes: Time, Exame, FCPS e Time (YouTube).

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Jaqueline De Grandi

    8 meses atrás

    Incrível! Por mais jovens como o Heman! S2

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido