#pracegover: imagem de área rural, em que o há solo de areia e vegetação verde dos lados e ao fundo

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul (RS), os solos afetados pelas chuvas na região podem levar até 40 anos para recuperar os nutrientes. O estudo, apresentado em 15 de março, mostra que os terrenos perderam cerca de 85% de matéria orgânica, o que é bastante prejudicial para a fertilidade e riqueza do solo.

As chuvas que caíram em excesso entre abril e maio de 2024 afetaram 876 mil pessoas, em 418 dos 497 municípios do RS. “Foi muita chuva em pouco tempo. A água não conseguiu infiltrar e foi escoando com velocidade, de partes mais altas para mais baixas, transportando partículas do solo e causando deslizamentos”, relembra Gustavo Brunetto, professor da Faculdade de Agronomia da UFSM.

Brunetto e uma equipe de pesquisadores escolheram a região da Serra Gaúcha para medir a quantidade de matéria orgânica no solo. Eles coletaram amostras em diferentes tipos de terreno: sem produção rural, cobertos de mata nativa e áreas de cultivo (com pomares e vinhedos, por exemplo, atividades econômicas importantes na região). “Nossa estimativa é de que leve de 14 a 40 anos para a recuperação dessas áreas, dependendo do manejo realizado pelo produtor rural”, diz Brunetto.

O professor indica que existem técnicas tradicionais para reverter esse quadro de pobreza de matéria orgânica e afirma que é essencial que sejam aplicadas. São elas: manter o solo protegido (com o plantio de espécies que cubram o terreno ou façam sombra a outras), incrementar as áreas com matéria orgânica (dejetos de animais e compostagem de alimentos) e plantar com a técnica de terraceamento (em patamares distintos nos terrenos inclinados para diminuir a velocidade do escoamento da água e perda de solo). “Além de eficientes, essas técnicas são sustentáveis, porque usam recursos que são encontrados facilmente”, diz ele.

ENCHENTES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Um volume grande de chuva em pouco tempo é um exemplo de evento climático extremo, como também são chamadas as fortes secas e altas temperaturas. Essas mudanças no clima são cada vez mais frequentes e intensas, em decorrência do aquecimento global. Este é causado por diversas ações humanas, como uso de gasolina no transporte ou desmatamento, que aumentam o efeito estufa e alteram a temperatura no planeta. E

GLOSSÁRIO

COMPOSTAGEM: processo de transformação de alimentos ou restos de materiais orgânicos para uso como adubo rico em nutrientes. 

MANEJO: práticas e procedimentos para manusear ou cuidar de uma área rural.

MATÉRIA ORGÂNICA: conjunto de elementos e organismos, como resíduos orgânicos, animais mortos, plantas em decomposição e outras substâncias, acumulado no solo.

FONTES: G1, CNN, AGÊNCIA BRASIL, UOL, HARVARD, O GLOBO, UNICEF E INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido