Veja os artigos clicando AQUI
Para participar mande um e-mail para frontiers@magiadeler.com.br
O que fazemos
O jornal Joca, em parceria com a Frontiers for Young Minds, acredita que a melhor maneira de compartilhar descobertas científicas atuais com o público jovem é permitir que este grupo e cientistas trabalhem juntos para criar artigos que sejam excelentes e interessantes.
Cientistas renomados são convidados a escrever sobre suas descobertas em uma linguagem acessível ao leitor, e cabe aos próprios jovens — com a ajuda de um mentor de ciências — fornecer um parecer e explicar aos autores como melhorar os textos antes da publicação.
Esse processo único reúne uma coleção de artigos científicos voltados ao público jovem — disponíveis para todos os leitores — redigidos por especialistas e com o aval de colegas da mesma faixa etária.
Após iniciar esse trabalho, em pouquíssimo tempo, a Frontiers for Young Minds foi reconhecida como um dos melhores websites para jovens em 2014, pela American Library Association. Desde então, recebeu a recomendação Unesco Open Education Resources , em 2021, e foi premiada na categoria Science Engagement, pela Falling Walls Science Summit, em 2022.
Os números da Frontiers for Young Minds
650 mentores de ciências
8.000 jovens revisores
100 editores científicos
4.070 autores
Editores em 65 países
8 seções
Como funciona?
1 – Um pesquisador ou grupo de cientistas é convidado a reescrever um artigo importante. Esse convite pode ser feito espontaneamente ou após a inscrição no nosso portal.
2 – Os cientistas escrevem o artigo traduzindo o trabalho em termos acessíveis para jovens. O material então é enviado à Frontiers for Young Minds ou ao jornal Joca, dependendo de quem fez o convite.
3 – O editor associado da Frontiers for Young Minds ou do Joca escolhe um ou dois mentores de ciências para guiar os jovens revisores, e estes produzem um ou dois relatórios de revisão. O autor deve responder a esses comentários ponto a ponto.
4 – Uma vez concluído o processo de revisão, o material é validado pelo editor associado.
5 – O artigo é publicado e se torna disponível para todos no site da Frontiers for Young Minds ou do jornal Joca, de acordo com o começo do processo.
6 – Artigos iniciados e concluídos pela Frontiers for Young Minds ficam disponíveis no site da Frontiers em cinco línguas: inglês, francês, árabe, hebraico e chinês. O time do Joca também seleciona materiais para tradução para o português e publicação no portal do jornal.
7 – Agora, educadores podem elaborar atividades com os alunos baseadas nos artigos publicados.
Quem pode participar?
Jovens revisores
Crianças e adolescentes com idades de 8 a 15 anos trabalham coletivamente, com apoio de um mentor, em um parecer para os autores, ajudando-os a escrever o melhor artigo possível para leitores com a mesma idade que eles.
Editores associados
Pesquisadores experientes que formam equipes de mentores, coordenam o processo de revisão para certificar que todos os comentários dos jovens revisores são levados em conta, e ficam atentos a novas descobertas que poderiam ser interessantes ou importantes para jovens leitores.
Mentores
Professores ou pesquisadores com alguma experiencia em ciência e no processo de revisão por pares introduzem os seus jovens revisores ao projeto e explicam o processo envolvido nas publicações científicas, os incentivando a fornecer aos autores uma revisão honesta e construtiva.
Organizações participantes
Parceiros, patrocinadores, e apoiadores que querem levar adiante a missão da Frontiers for Young Minds e trabalhar em novos projetos, línguas e novidades.