Esta matéria foi publicada originalmente na edição 247 do Joca
Dois grandes grupos de mídia do Japão, Nikkei Inc. e The Asahi Shimbun Co., anunciaram, em 26 de agosto, uma ação contra a empresa norte-americana Perplexity AI. Eles acusam a companhia de usar, sem permissão, conteúdos jornalísticos para treinar sua inteligência artificial (IA). Segundo eles, textos protegidos por paywall também foram acessados e utilizados.
As empresas de comunicação afirmam que a Perplexity ignorou regras de acesso dos sites e até atribuiu informações falsas a elas. Para os jornais, esse uso indevido prejudica os leitores, afeta a publicidade e ameaça o modelo de negócio.
O processo pede que a Perplexity apague os conteúdos já usados, pare de reproduzir novas matérias e pague 2,2 bilhões de ienes (cerca de 81 milhões de reais) a cada jornal acessado. Em comunicado, os veículos alertaram que, sem controle, esse tipo de prática pode comprometer o jornalismo, cuja missão é transmitir fatos com precisão.
Esse caso se soma a outros processos contra a Perplexity em vários países. Veículos e empresas como The New York Times, Dow Jones e BBC também acionaram a Perplexity na Justiça. Esses conflitos mostram um embate cada vez maior entre companhias de IA, que precisam de muitos dados para treinar seus sistemas, e a indústria jornalística, que defende a confiabilidade e o uso responsável de suas publicações.
Glossário
Paywall: ferramenta usada para bloquear conteúdos publicados na internet que só podem ser acessados se houver uma assinatura paga.
Fontes: Folha de S.Paulo e O Globo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.