Por Martina Medina O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, foi reeleito no dia 23 de maio para mais um mandato de cinco anos. Maior do mundo, a eleição indiana levou 67% dos 900 milhões de cidadãos às urnas e durou 43 dias — de 11 de abril a 23 de maio (confira mais no infográfico).
Por Martina Medina
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, foi reeleito no dia 23 de maio para mais um mandato de cinco anos. Maior do mundo, a eleição indiana levou 67% dos 900 milhões de cidadãos às urnas e durou 43 dias — de 11 de abril a 23 de maio (confira mais no infográfico). No país, os eleitores votam em candidatos ao parlamento, e o partido mais votado escolhe o primeiro-ministro (ou premiê).
A coalizão de Modi — conjunto de partidos que o apoiam, liderado pelo Bharatiya Janata Party (BJP, partido do povo indiano, em português) — conquistou 353 dos 542 assentos em disputa. Para governar, uma coalizão precisa obter no mínimo 272 cadeiras na câmara baixa do parlamento, chamada Lok Sabha — parecida com a Câmara dos Deputados no Brasil. Em 2014, o primeiro-ministro foi eleito pela primeira vez, com 282 assentos.
Modi derrotou Rahul Gandhi, cuja coalizão, liderada pelo partido Congresso Nacional Indiano, ficou em segundo lugar, com 102 assentos.
Durante a campanha eleitoral, os dois candidatos trocaram xingamentos. O premiê chamou o rival de “burro” e Gandhi o acusou de “ladrão”. Também houve compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais.
Conheça
Gandhi, 48 anos, é o atual presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano. Ele é membro de uma família com longa tradição política na Índia, a Nehru-Gandhi, que já teve três pessoas no comando do país.
Modi, 68 anos, foi eleito com um projeto nacionalista que prioriza o hinduísmo como religião. Isso atrai grande parte da população (80% hindu), mas é visto como uma ameaça às minorias religiosas da Índia.
Raio X da Índia
Área: 3,2 milhões km² (menos da metade da área do Brasil)
Divisão do território: 28 estados e sete territórios da união
Capital: Nova Délhi
Moeda: rupia
Idiomas oficiais: hindi, inglês e mais 21 línguas nacionais
População: 1,3 bilhão (segundo país mais populoso do mundo)
Religiões: hinduísmo (80%), islamismo (14%), cristianismo (2%) e outras (4%)
Números da maior eleição do mundo
900 milhões (11% da população mundial) de eleitores que podem votar (maiores de 18 anos)
Taxa de comparecimento foi de 67% ou 603 milhões de eleitores
500 bilhões de rupias (aproximadamente, 28 bilhões de reais) foi o custo da eleição
Partidos 1.841
Candidatos 8.026
Urnas eletrônicas 4 milhões
Votação 7 fases em 43 dias
Correspondente internacional
“Eu e minha família apoiamos Narendra Modi e estávamos ansiosos por sua reeleição. Assistimos à contagem de votos pela televisão e ficamos felizes com a vitória. Como é a maior eleição do mundo, acredito que todo o planeta também estivesse aguardando o resultado! Espero que meu país melhore neste governo, com mais investimento em educação e tecnologia.” Achintya K., 8 anos, da cidade Rishikesh, estado de Uttarakhand, na Índia.
Fontes: Agência Brasil, CNN, Estadão, Folha de S.Paulo, India Times, G1 e Nexo.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.