Por Martina Medina

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, foi reeleito no dia 23 de maio para mais um mandato de cinco anos. Maior do mundo, a eleição indiana levou 67% dos 900 milhões de cidadãos às urnas e durou 43 dias — de 11 de abril a 23 de maio (confira mais no infográfico). No país, os eleitores votam em candidatos ao parlamento, e o partido mais votado escolhe o primeiro-ministro (ou premiê).

A coalizão de Modi — conjunto de partidos que o apoiam, liderado pelo Bharatiya Janata Party (BJP, partido do povo indiano, em português) — conquistou 353 dos 542 assentos em disputa. Para governar, uma coalizão precisa obter no mínimo 272 cadeiras na câmara baixa do parlamento, chamada Lok Sabha — parecida com a Câmara dos Deputados no Brasil. Em 2014, o primeiro-ministro foi eleito pela primeira vez, com 282 assentos. 

Modi derrotou Rahul Gandhi, cuja coalizão, liderada pelo partido Congresso Nacional Indiano, ficou em segundo lugar, com 102 assentos.

Durante a campanha eleitoral, os dois candidatos trocaram xingamentos. O premiê chamou o rival de “burro” e Gandhi o acusou de “ladrão”. Também houve compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais.

#pracegover: a imagem mostra Narendra Modi discursando em dois microfones. Ele está com as mãos para o alto e usa óculos. Suas roupas têm cores laranja, amarelo e verde. Imagem: Getty Images.

Conheça
Gandhi, 48 anos, é o atual presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano. Ele é membro de uma família com longa tradição política na Índia, a Nehru-Gandhi, que já teve três pessoas no comando do país.

Modi, 68 anos, foi eleito com um projeto nacionalista que prioriza o hinduísmo como religião. Isso atrai grande parte da população (80% hindu), mas é visto como uma ameaça às minorias religiosas da Índia.

Raio X da Índia

Área: 3,2 milhões km² (menos da metade da área do Brasil)
Divisão do território: 28 estados e sete territórios da união
Capital: Nova Délhi
Moeda: rupia
Idiomas oficiais: hindi, inglês e mais 21 línguas nacionais
População: 1,3 bilhão (segundo país mais populoso do mundo)
Religiões: hinduísmo (80%), islamismo (14%), cristianismo (2%) e outras (4%)

Números da maior eleição do mundo

900 milhões (11% da população mundial) de eleitores que podem votar (maiores de 18 anos)
Taxa de comparecimento foi de 67% ou 603 milhões de eleitores
500 bilhões de rupias (aproximadamente, 28 bilhões de reais) foi o custo da eleição
Partidos 1.841
Candidatos 8.026
Urnas eletrônicas 4 milhões
Votação 7 fases em 43 dias

Correspondente internacional

#pracegover: Achintya K. tem cabelos pretos e lisos. Ele veste uma camiseta azul escura com listras em azul mais claro. Na roupa também há os escritos em inglês “Truste Me! We can do many things together, ok?”. Ele esboça um leve sorriso para a foto. Achintya está parado em frente a uma tela branca e, no fundo, tem uma imagem colorida. Crédito: Divulgação

“Eu e minha família apoiamos Narendra Modi e estávamos ansiosos por sua reeleição. Assistimos à contagem de votos pela televisão e ficamos felizes com a vitória. Como é a maior eleição do mundo, acredito que todo o planeta também estivesse aguardando o resultado! Espero que meu país melhore neste governo, com mais investimento em educação e tecnologia.” Achintya K., 8 anos, da cidade Rishikesh, estado de Uttarakhand, na Índia.

Fontes: Agência Brasil, CNN, Estadão, Folha de S.Paulo, India Times, G1 e Nexo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido