Esta matéria foi originalmente publicada na edição 239 do jornal Joca
Foi lançado, no começo de março, o livro Doctors by Nature (“Médicos por natureza”, em tradução livre para o português), em que o cientista Jaap de Roode mostra como os animais usam elementos da natureza para se medicar quando estão doentes.
Observando os bichos e acompanhando diversos estudos, Roode entendeu que, por exemplo, algumas espécies de macaco comem plantas para extrair vermes do próprio corpo e que vários animais têm ideias semelhantes. Ele também defende a noção de que talvez o ser humano tenha desenvolvido a medicina depois de observar o comportamento dos bichos e aprender com eles.
“Na sociedade ocidental, amamos ser especiais”, ele disse, em entrevista ao jornal The Guardian. “Nós (os humanos) criamos todos os tipos de característica (andar ereto, cérebro gigante, linguagem, cultura, medicina) e desmascaramos todas essas coisas, uma após a outra, e descobrimos que somos apenas mais um animal”, completou, explicando que bichos também são seres inteligentes e complexos.
O livro foi publicado pela editora da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, e ainda não tem data para ganhar uma versão no Brasil.
MEDICINA ANIMAL
Veja como algumas espécies fazem para se cuidar.
PARDAIS
Em alguns locais, eles pegam pontas de cigarro do chão para colocar no ninho e reduzir o número de ácaros dentro deles.
VACAS
Quando doentes, buscam casca ou brotos de salgueiro, que contêm a substância que é a base da aspirina, remédio que humanos usam quando estão com dor.
RINOCERONTES
Rolam na lama para tratar problemas de pele e aliviar irritações provocadas por queimaduras de sol e picadas de insetos.
BORBOLETAS
Quando estão infectadas por parasitas, põem os ovos em cima de plantas medicinais, que ajudam a cuidar dos filhotes.
CHIMPANZÉS
Para tratar problemas estomacais, mastigam a folha de uma planta que tem o nome científico de Vernonia amygdalina, conhecida no Brasil como boldo ou alumã, entre outros.
MACACO-PREGO
Quando há muitos mosquitos por perto, ele procura um verme conhecido no Brasil como piolho-de-cobra, amassa e esfrega nos pelos. O cheiro desse animal funciona como repelente.
ABELHAS
Quando as colmeias ficam infestadas de fungos, as abelhas produzem muito mais própolis, que é usado para tratar o ambiente.
Muito boa essa reportagem ! Espero que esse meu comentário apareça no jornal de vocês !!!!! Sou um grande fan do jornal !! 🙏🥺
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.