Crédito de imagem: Getty Images

A partir do ano que vem, os brasileiros terão uma nova forma de assistir TV: a chamada TV 3.0. O decreto que cria as regras foi assinado no dia 27 de agosto de 2025.

Na prática, os canais de TV aberta vão funcionar como aplicativos, com mais interatividade. Será possível votar em tempo real, escolher narração, rever lances de jogos, assistir a conteúdos extras, conversar com outros espectadores e até comprar produtos direto do controle remoto, no chamado T-commerce. A imagem e o som também terão maior qualidade, chegando a 8K.

Outro destaque é a acessibilidade. Por exemplo, pessoas com deficiência visual poderão ouvir a audiodescrição direto no fone. Os anúncios e conteúdos também poderão se adaptar ao perfil do telespectador, sempre respeitando a lei e a privacidade.

Para receber o sinal, será preciso ter uma antena, já embutida na TV ou instalada separadamente. A implantação começa no primeiro semestre de 2026, nas grandes capitais, e deve se expandir por todo o país ao longo de 15 anos.

Fontes: Agência Brasil e Tela Viva

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Usar Inteligência Artificial nas artes é uma boa ideia?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido