Existe um provérbio que diz “é preciso uma aldeia para se educar uma criança”. Isso mostra que, para que nossa formação seja completa, todos precisamos de diversas influências: da escola, dos educadores, da cidade onde moramos, dos amigos e, claro, da família. Para um jovem criar costumes saudáveis, como o hábito de ler ou ser um cidadão questionador e que busca se informar, é necessário que os pais ou responsáveis hajam como exemplos para a educação dos filhos. Crianças e adolescentes estão a todo momento observando e replicando comportamentos de quem os cerca, principalmente de seus familiares, as primeiras pessoas com quem têm contato social mais íntimo.

A influência dos exemplos familiares na educação dos filhos

Na sociedade atual, alguns confundem o papel da escola na formação das crianças e adolescentes. Uma de suas funções, além de ser um importante agente de socialização, é o ensino de conteúdos curriculares. Os professores são pontes entre os jovens e o conhecimento acadêmico e, paralelamente a isso, a escola exerce também o papel de educar como uma extensão da educação praticada em casa, procurando transmitir valores éticos (como respeito e honestidade), hábitos comportamentais, a organização da rotina, entre outras atitudes e costumes.

As atividades relacionadas ao letramento, predominam no ambiente escolar, já que a escola assume majoritariamente esse papel social, apesar de ser esperado, também, que os alunos sejam estimulados em casa. É importante as famílias compreenderem que o letramento vai muito além da alfabetização e da compreensão de textos escritos. Trata-se de aprender a ler o mundo e as experiências vividas, desenvolver a capacidade de articular a linguagem e compreender os diferentes gêneros textuais, saber consumir criticamente e com segurança os conteúdos digitais, dentre outros. Para isso, escola e família são igualmente fundamentais (e precisam ser parceiras nessa empreitada), afinal, é em casa que o jovem efetivamente começa a desenvolver o hábito de ler ao escutar histórias e interagir com livros. 

O mesmo vale para o interesse pela informação. Você pratica a leitura de jornal em casa, seja ele impresso ou digital? Essa é uma ótima atitude para mostrar aos seus filhos a importância em se manter inteirado dos assuntos do mundo. E o exemplo não parte apenas do que eles veem os pais fazendo, mas de como são incluídos nas atividades. Já pensou em conversar com seu filho sobre alguma atualidade? Dar-lhe espaço não apenas para consumir notícias, mas formular uma opinião sobre elas, defender seus pontos de vista e conhecer a visão de outras pessoas? Esse tipo de discussão não é exclusivo das atividades escolares: também precisa ocorrer em casa.

Educação midiática: uma prática cidadã                      

A Educação Midiática se refere a práticas educativas que possibilitam o acesso, a análise, a criação e a participação de forma crítica na sociedade. Atualmente, quando grande parte das pessoas está constantemente conectada, isso é fundamental para o reconhecimento de conteúdos confiáveis, assim como para a responsabilidade e a tomada de consciência ao compartilhar dados, imagens e notícias. Essas práticas, portanto, estão ligadas ao desenvolvimento dos indivíduos como cidadãos, por propiciar o acesso à informação de forma questionadora. Assim, quando toda a família, crianças e adultos, está junta e debate as informações que estão circulando, estão também praticando a Educação Midiática em casa.

O jornal Joca, pioneiro no jornalismo infantojuvenil no Brasil, é uma ferramenta que auxilia nas estratégias de Educação Midiática. Seus conteúdos são pensados tanto para educadores aplicarem em sala de aula, quanto para pais que desejam criar hábitos saudáveis e impulsionar o letramento das suas crianças e adolescentes. Transforme a educação dos seus filhos com o Joca. Seja assinante e leve o exercício da leitura de jornal infantojuvenil também para dentro de casa.