Tripulação da missão tinha dois coronéis da Força Aérea Italiana e um engenheiro aeroespacial do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Crédito de Imagem: divulgação/Virgin Galactic

A Virgin Galactic, empresa dos Estados Unidos de voos espaciais, realizou, no dia 29 de junho, sua primeira missão comercial. A nave VSS Unity decolou pouco depois do meio-dia (horário de Brasília) da base Spaceport America, no Novo México, EUA, e atingiu a altitude de 85 quilômetros (km). Depois de voar cerca de 15 minutos, a nave retornou para o aeroporto espacial no Novo México.

A VSS Unity levava a bordo três tripulantes da Força Aérea italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Além deles, dois pilotos e um instrutor da Virgin Galactic. Inicialmente, a nave decolou acoplada ao porta-aviões VMS Eve, até atingir a altitude de 14 quilômetros. Então se soltou e seguiu sozinha com os passageiros até chegar ao marco de 85 quilômetros na atmosfera terrestre.

A nave VSS Unity, acoplada ao porta-aviões VMS Eve. Crédito de imagem: Divulgação/Virgin Galactic

A Nasa (agência espacial norte-americana) e a Força Aérea dos EUA consideram astronauta uma pessoa que tenha voado a uma altitude de 80 km ou mais. No entanto, há controvérsias: algumas organizações, como a Federação Aeronáutica Internacional, consideram como limite entre a órbita terrestre e o espaço a área que ultrapassa os 100 km de altitude, chamada Linha de Kárman. 

Em 2021, a VSS Unity tinha realizado um voo suborbital, quando o bilionário Richard Branson, dono da Virgin Galactic, fez a viagem. A ideia é que, em agosto, aconteça uma segunda missão comercial e, posteriormente, inicie-se o plano da empresa de levar turistas ao espaço todos os meses. Os preços variam de 250 mil a 450 mil dólares (1,2 milhão de reais a 2,1 milhões de reais) por assento. 

O objetivo da missão Galactic 01, em que os tripulantes italianos viajaram até a mesosfera terrestre, era realizar alguns experimentos e coletas de dados sobre a microgravidade, que pode ser sentida pelos passageiros durante o voo. A missão foi considerada um sucesso após anos de testes da Virgin Galactic. Em 2014, um protótipo da companhia acabou caindo no deserto de Mojave, na Califórnia, EUA, durante um voo de teste. Um dos pilotos morreu e o outro ficou gravemente ferido.

Além da Virgin Galactic, outras empresas pretendem atuar no mercado de turismo espacial, como a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos.

Glossário

Mesosfera: camada da atmosfera terrestre que corresponde à altitude de 80 km.

Microgravidade: ambiente com quase nenhuma gravidade. Gravidade é a força de atração que mantém objetos e pessoas “presos” à Terra. A gravidade atua sobre a massa de um objeto quanto maior sua massa, maior é sua força gravitacional. Como a massa da Terra é superior à de uma pessoa, por exemplo, somos “atraídos” para o centro do planeta.

Voo suborbital: a espaçonave atinge uma altitude que permite enxergar a Terra “de fora”, mas não alcança velocidade suficiente para permanecer ali e viajar ao redor do planeta. Em vez disso, retorna para a superfície.


Fontes:  G1, CNN, UOL, CanalTech, Mundo da Educação e Virgin Galactic.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido