Filha de Gilberto Gil, a artista enfrentava um câncer no intestino desde 2023
A cantora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil faleceu, em 20 de julho, aos 50 anos. Filha do cantor e compositor Gilberto Gil — um dos maiores nomes da música brasileira — ela estava nos Estados Unidos (EUA), onde se tratava de um câncer no intestino.
Preta foi diagnosticada com a doença em janeiro de 2023. Após passar por cirurgia, sessões de quimioterapia e radioterapia, a cantora chegou a anunciar melhora. No entanto, em agosto de 2024, ela revelou publicamente que o câncer havia retornado e se espalhado para outras partes do corpo.
Desde maio de 2025, a artista estava nos EUA realizando tratamentos experimentais, com previsão de permanência até agosto.
O falecimento de Preta foi confirmado por meio de uma nota publicada nas redes sociais de Gil. A cantora deixa um filho, Francisco Gil, e a neta, Sol de Maria, de 9 anos.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de agosto de 1974. Filha do cantor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta fazia parte de uma família repleta de artistas. Era afilhada da cantora Gal Costa.
Apesar da forte ligação familiar com a música, Preta só decidiu seguir carreira artística aos 29 anos, após um longo período afastada da arte depois da morte do irmão Pedro, vítima de um acidente de carro, em 1990.
Desde então, ela lançou diversos trabalhos, nos quais explorou ritmos variados da música brasileira, além de atuar como apresentadora e atriz na televisão. Em 2010, criou o Bloco da Preta, que passou a desfilar anualmente pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Em 2024, a artista publicou uma autobiografia, Preta Gil: Os Primeiros 50, livro em que fala sobre sua vida e luta contra o câncer. Preta também se destacou pelo engajamento em causas sociais, como o combate ao racismo e à gordofobia.
Sua última apresentação musical foi em abril deste ano, ao lado do pai, na turnê Tempo Rei, que marca a despedida dos palcos do músico.
Fontes: CNN Brasil, O Globo e BBC Brasil.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.