Esta matéria foi originalmente publicada na edição 239 do jornal Joca
O “Relatório de identidade e fraude 2025”, divulgado, em 25 de março, pela Serasa Experian, mostrou que mais da metade dos brasileiros (51%) foi vítima de alguma fraude digital em 2024.
O golpe mais comum é o uso de cartão de crédito por terceiros ou clonagem do cartão. Quanto aos valores, a maior parte das vítimas diz que perdeu entre 100 e 500 reais por golpe.
Em fevereiro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lançou a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias e Digitais, a fim de combater os crimes on-line.
TOME CUIDADO
Conheça dois golpes muito aplicados nas redes sociais e nos games
FRAUDE DO INSTAGRAM
Muitas vezes, hackers invadem o perfil de usuários do Instagram para se passar por eles e anunciar, nos stories, a venda de videogames e outros itens por preços acessíveis. Fingindo ser alguém que os usuários conhecem, os criminosos pedem pagamento adiantado e não entregam os produtos, que, aliás, nunca existiram. Com a evolução da inteligência artificial, alguns golpistas até conseguem fazer vídeos se passando por outra pessoa.
GOLPE DO ROBLOX
Criminosos usam o chat de games como Roblox para roubar os jogadores. Eles fingem que têm um sistema para conseguir “robux” e outras moedas gratuitamente e enviam um link. O problema é que, assim que o usuário clica nesse link, o computador e o celular são afetados por vírus e os fraudadores conseguem roubar dados bancários e outras informações importantes.
PREVENÇÃO
VEJA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA
OS GOLPES MAIS COMUNS
47,9% Uso de cartão por outra pessoa ou cartão clonado
32,8% Pagamento de boletos falsos ou fraudes no pix
O PREJUÍZO
35,5% Das pessoas perderam entre 100 e 500 reais
3,7% Acima de 20 mil reais
FONTES: GOVERNO FEDERAL, G1 E SUPERINTERESSANTE.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.