Fenômeno natural terá 1 hora e 22 minutos de duração
No dia 7 de setembro, o céu será palco de um fenômeno raro: um eclipse lunar total, conhecido popularmente como “Lua de Sangue”. O evento será o mais longo do ano e a Lua ficará avermelhada por até 1 hora e 22 minutos, segundo estimativas.
O eclipse é um fenômeno que ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar direta. O nome Lua de Sangue se deve à forma como a luz atravessa a atmosfera da Terra e é filtrada, permitindo apenas os tons alaranjados e vermelhos, o que dá à Lua sua coloração característica.
O eclipse terá início no meio do dia, pelo horário de Brasília, e por isso não poderá ser visto do Brasil. Contudo, a Lua de Sangue acontecerá durante a noite em outras regiões do planeta, garantindo boa visibilidade em continentes como Europa, África, Ásia e Oceania. Segundo cientistas, ela poderá ser observada com facilidade, dependendo das condições climáticas.
No Brasil, os interessados poderão acompanhar o fenômeno por meio de transmissões ao vivo em sites e canais especializados em astronomia. Um deles é o Observatório Nacional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que transmitirá todo o evento no YouTube, a partir do meio-dia. Astrônomos destacam que, além da beleza do espetáculo, eclipses lunares ajudam a popularizar a ciência e despertar a curiosidade sobre o funcionamento do universo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.