Reunimos recursos desenvolvidos pelo Joca para que as escolas trabalhem a Educação Midiática com seus estudantes. São iniciativas que visam apoiar o desenvolvimento do senso crítico e de uma leitura reflexiva de mundo, visando criar oportunidades para que crianças e adolescentes atuem com responsabilidade na sociedade.

Sequências de aula e jogos prontos para aplicar!

Um material desenvolvido com o objetivo de informar e propiciar reflexões e debates entre estudantes, para viabilizar sua participação consciente, crítica e responsável no ambiente midiático impresso e digital. O material está estruturado em três níveis de complexidade, em quatro diferentes eixos: Jornalismo e Informação, Mídias Sociais, Publicidade e Produção de Mídia.

Baixe gratuitamente aqui!


A 1ª edição da Semana da Imprensa no Brasil tem como objetivo informar e aproximar crianças e jovens do funcionamento da imprensa. A ideia é que, com esse contato e as informações levadas diretamente às escolas sobre o fazer jornalístico, os estudantes sejam estimulados a uma reflexão posterior sobre o conteúdo trabalhado e as discussões realizadas sobre a imprensa e seu papel.

Utilize os recursos disponíveis no site e desenvolva projetos e ações em sua escola ao longo da Semana da Imprensa, que celebraremos entre 25 e 31/10/2021. Em breve, traremos mais informações.

? semanadaimprensa.com.br


Também realizamos diversos webinars com especialistas que estão disponíveis na TV Joca, nosso canal no YouTube. Destacamos aqui alguns vídeos que debatem temáticas relacionadas à Educação Midiática.

? Confira outros webinars em nossa playlist.


Em setembro de 2020, o Joca realizou o Semanário de Jornalismo e Educação, que contou com a participação de grandes profissionais da Comunicação e da Educação. Você pode conhecer um pouco mais sobre o evento e os palestrantes aqui. Confira abaixo as mesas realizadas no evento:


Podcasts

Além do conteúdo jornalístico no site do Joca, no jornal impresso e dos conteúdos em vídeo, desenvolvemos conteúdos para podcast, tanto para nossos leitores, quanto para educadores. Os conteúdos têm o objetivo de informar, entreter e possibilitar o contato de crianças e adolescentes com diferentes mídias. Ouça:


Ler o Mundo com o Joca

O Joca também elabora conteúdos para apoiar as famílias que estimulam o consumo de conteúdo jornalístico em casa. Em parceria com a plataforma Ler o Mundo. Quinzenalmente, disponibilizamos vídeos com dicas e sugestões de abordagem de diferentes temáticas apresentadas nas edições impressas do jornal Joca. Confira a playlist completa aqui.