Esta matéria foi originalmente publicada na edição 238 do jornal Joca
De acordo com um novo levantamento divulgado no dia 11 de março, pela IQAir, empresa da Suíça que indica a qualidade do ar em diversos países, regiões urbanas da Índia continuam liderando o ranking de metrópoles com a pior qualidade do ar em todo o mundo. Na lista das mais poluídas, seis das dez primeiras são indianas. Apesar disso, a Índia, em geral, apresentou uma queda de poluição de 7% em relação a 2023.
Para a análise, a IQAir leva em consideração a quantidade de partículas muito finas no ar, chamadas de PM2,5. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 99% da população mundial respira ar impuro, cenário cada vez mais afetado pela emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs). O PM2,5 é um indicador importante, uma vez que, quando a partícula é inalada em excesso, a saúde pode ser seriamente comprometida com doenças cardíacas e pulmonares.
América Latina A boa notícia veio da América Latina, que no geral apresentou melhora na qualidade do ar em países como México. No Brasil, os incêndios florestais — que em 2024 atingiram principalmente a Amazônia — foram os principais responsáveis pelo aumento da presença de poluição em algumas cidades. Na classificação de locais com os piores números na América Latina se destacaram as cidades brasileiras Porto Velho (Rondônia), Sena Madureira (Acre), Rio Branco (Acre) e Osasco (São Paulo).
AS DEZ METRÓPOLES MAIS POLUÍDAS:
OS CINCO PAÍSES MAIS POLUÍDOS:
1. Chade
2. Bangladesh
3. Paquistão
4. República Democrática do Congo
5. Índia
73.* Brasil
A MELHOR QUALIDADE DO AR:
1. Bahamas
2. Bermudas
3. Polinésia Francesa
4. Ilhas Virgens Americanas
5. Porto Rico
FONTES: IQAIR, CNN, FOLHA DE S.PAULO, OMS E ONU.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.