A presença dos dispositivos  e, principalmente, da Internet, tem modificado o modo como vivemos nossas vidas. Enquanto muitas obrigações ficaram mais práticas e acessíveis, como fazer compras, pagar contas ou até mesmo pesquisar sobre qualquer assunto ou informação, o mercado de trabalho também mudou e se tornou muito mais competitivo. Fato é que, todo pai, mãe e educadores se preocupam com as habilidades e competências do futuro. Mas, quais são elas? O que nossas crianças e adolescentes precisam aprender para serem cidadãos críticos, criativos e flexíveis?

Estamos próximos ao  que os especialistas chamam de “Quarta Revolução Industrial”, momento marcado pelo uso excessivo de eletrônicos e redes sociais. Por mais que esse comportamento signifique o avanço da tecnologia, ele marca, também, a era da desinformação e, por isso, é necessário estar atento a tudo o que acontece à nossa volta e como absorvemos o que nos é transmitido, ou seja, é urgente desenvolver o pensamento crítico dos jovens leitores

Quais são as habilidades e competências do futuro?

Em primeiro lugar, vamos estabelecer que o futuro não é um tempo distante e que vai demorar a acontecer. O futuro é  daqui a cinco minutos, uma hora, um mês, ou quem sabe um ano. Com a velocidade em que as mudanças acontecem na sociedade, não há mais tempo a perder e é válido que comecemos a preparar nossas crianças e adolescentes para serem cidadãos críticos e conscientes desde já.

1. Inteligência emocional

Uma das principais habilidades e competências do futuro está intimamente ligada à preocupação com a saúde mental de crianças e adolescentes. Em uma geração marcada pelo distanciamento social e o contato por meio de  telas, é esperado que muitos passem a ter sintomas de ansiedade e depressão. Por isso, estabelecer com as crianças um diálogo sincero, que não esconda delas o que acontece no mundo, é um dos caminhos para que sejam conscientes do que as cerca e para que tenham capacidade de enfrentar as  adversidades.

Outro fator importante a ser discutido  sobre a inteligência emocional de crianças e adolescentes é lembrar que, segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 65% dessa população deve ocupar, em um futuro breve,  cargos e profissões que nem mesmo existem até o momento. Assim, não é difícil entender como será preciso adquirir  habilidades e competências específicas para lidar com mudanças e, também, a responsabilidade de fazer mais do que a geração anterior.

A inteligência emocional de crianças e adolescentes, assim como a dos adultos, é a capacidade de gerir as próprias emoções e não há como negar a importância dessa habilidade nos dias de hoje, em que esse aspecto é fundamental para nos diferenciar das máquinas. Ou seja, indivíduos inteligentes emocionalmente são capazes de gerenciar suas carreiras e adaptar-se melhor aos ambientes escolares e de trabalho.

2. Criatividade

Se a inteligência emocional é uma das habilidades e competências do futuro, já que nos diferencia das máquinas, com a criatividade não é diferente. Embora a inteligência artificial e a internet das coisas nos façam duvidar, as máquinas ainda têm limitações no quesito criação. Por isso, incentivar que as crianças e adolescentes enxerguem além, buscando soluções e aumentando seu portfólio de ideias, é essencial nos seus desenvolvimentos.

Uma boa maneira de exercitar a criatividade dos jovens é mantê-los informados sobre o que se passa no mundo e estabelecer uma conexão entre os assuntos, com conversas diárias e que os estimulem a encontrar soluções ou discutir problemas. Em momentos como esse, a leitura de um jornal infantojuvenil impresso, como o Joca, é mais do que recomendada, é essencial.

3. Letramento digital

Não é difícil entender a importância do letramento digital como parte das habilidades e competências do futuro quando as crianças já nascem no mundo em que a tecnologia é integrante de quase todas as esferas da vida. Se na década de 1990 o acesso a computadores e à internet era escasso, hoje ele está em nossas mãos a todo momento, via smartphones, smart TVs e até mesmo das lâmpadas. 

O letramento digital é nada mais que a capacidade de compreender situações no contexto tecnológico. Desta maneira, aqueles que tiverem mais familiaridade com as tecnologias, mais adaptados estarão à sociedade, visto que é imprescindível que crianças e adolescentes tenham a capacidade de utilizar e, de maneira apropriada, interpretar os recursos digitais. 

O papel do jornal infantojuvenil impresso no fomento das habilidades e competências do futuro

O mercado de trabalho pode parecer distante quando falamos de crianças e adolescentes que ainda têm muito a aprender e o mundo para desbravar. Mas, as habilidades e competências do futuro não têm como objetivo apenas a formação de trabalhadores autônomos, críticos e criativos, elas também colaboram para a conscientização de cidadãos cada vez mais críticos e responsáveis.

Uma boa ferramenta a ser inserida no cotidiano, seja no ambiente escolar ou em casa, é a leitura recorrente de um jornal infantojuvenil impresso, como o Joca. Com ele, as crianças e adolescentes ficam por dentro dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, agregando às suas bagagens o conhecimento e o discernimento necessários para crescerem hábeis e competentes. Conheça mais sobre o Joca clicando aqui.

⬅️ Voltar para o blog