Crédito de imagem: Getty Images

A Agência de Assistência Jurídica da Grã-Bretanha soltou um comunicado em 19 de maio alertando que dados pessoais de cidadãos do país foram roubados em um ataque cibernético ocorrido no dia 23 de abril. Entre as informações estão data de nascimento, endereço, número de identidade e dados financeiros. “Desde a descoberta do ataque, minha equipe tem trabalhado 24 horas por dia com o Centro Nacional de Segurança Cibernética para reforçar a segurança de nossos sistemas”, disse Jane Harbottle, diretora executiva da agência. Os culpados ainda não foram identificados. 

Fontes: AP News e CNN.

Falta de financiamento atrapalha saúde no mundo, diz OMS 

No dia 19 de maio, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez uma declaração mostrando estar preocupado com os cortes no financiamento global de saúde. Segundo ele, pessoas de pelo menos 70 países não estão recebendo tratamento para doenças por falta de dinheiro. “Muitos ministros me disseram que cortes repentinos e drásticos na ajuda bilateral estão causando graves perturbações em seu país e colocando em risco a saúde de milhões de pessoas”, disse. Os maiores doadores até então eram os Estados Unidos, mas a nação cortou investimentos este ano, em que também se prepara para sair da organização. 

Fontes: CNN e Agência Brasil. 

Romênia realiza eleições presidenciais

O candidato Nicusor Dan venceu as eleições presidenciais da Romênia, em 18 de maio, obtendo 54% dos votos, contra 46% de George Simion. O resultado surpreendeu, pois Dan havia ficado em segundo lugar no primeiro turno. No entanto, a mobilização popular mudou o cenário, e a participação no segundo turno foi de 65%, significativamente maior do que os 53% registrados no primeiro, em uma eleição considerada crucial para o futuro do país na União Europeia. Em dezembro de 2024, o Tribunal Constitucional da Romênia havia anulado as eleições anteriores por suspeita de interferência russa. O país faz fronteira com a Ucrânia.

Fontes: Estadão, BBC Brasil e G1.

China compartilha pedaços da Lua com parceiros

No início de maio, a China começou a compartilhar amostras da Lua com parceiros internacionais. O material foi trazido à Terra pela missão Chang’e 5, em 2020. O cientista Mahesh Anand, da Open University, no Reino Unido, já recebeu 60 miligramas para análise. Pesquisadores de outros países, como Rússia e Etiópia, também terão acesso. A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) não poderá participar em razão da Emenda Wolf, lei de 2011 que proíbe colaborações com a Administração Espacial Nacional da China. Apesar disso, um pesquisador dos EUA obteve fragmentos via financiamento privado.

Fontes: Galileu e Aventuras na História.

Morre “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai

Em 13 de maio, José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu, aos 89 anos, em Montevidéu, capital do país. A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas Pepe havia sido diagnosticado com um tumor no esôfago, em abril de 2024, e sofria de uma doença autoimune que afetava os rins. Mujica iniciou sua trajetória política no Partido Nacional e, posteriormente, fundou o Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. Durante a ditadura militar uruguaia, ficou preso por mais de uma década. Foi eleito deputado por Montevidéu em 1994 e senador em 1999, além de atuar como ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, entre 2005 e 2008. Em 2010, assumiu a presidência do Uruguai, cargo que ocupou até 2015. O país decretou três dias de luto oficial.

Fontes: USP, CNN Brasil e Agência Gov.

Brasil confirma foco de gripe aviária

O Brasil registrou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial, no dia 15 de maio, em Montenegro (RS). De acordo com o governo, o vírus não é transmitido pelo consumo da carne de frangos ou ovos, desde que devidamente cozidos. Após a confirmação, a China, país que mais importa frango do Brasil, suspendeu as compras, no dia 16 de maio. Logo em seguida, União Europeia e Argentina também anunciaram a suspensão. O Ministério da Agricultura e Pecuária monitora casos suspeitos em estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.

Fontes: Agência Brasil, G1 e UOL.

Reino Unido e UE firmam novo acordo comercial

O Reino Unido e a União Europeia (UE) assinaram, em 19 de maio, um acordo que redefine a relação entre as autoridades após o Brexit (nome dado à saída do Reino Unido do bloco comercial e político da UE, em 2020). O pacto prevê redução de barreiras comerciais, acesso recíproco a águas para pesca e cooperação em segurança e defesa. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, declarou que espera que o acordo estimule a economia e fortaleça laços com o continente.

Fontes: Folha de S.Paulo, InfoMoney e Estadão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido