Últimas notícias que estão acontecendo pelo mundo em 05/04
No dia 3 de maio, o ministro da Presidência do governo português, António Leitão Amaro, informou que Portugal notificará 18 mil imigrantes ilegais que estão no país. Segundo o político, eles tiveram o pedido de residência negado pela Agência Para a Integração, Migrações e Asilo (Aima) por não cumprir normas locais e deverão deixar o país em 20 dias. Na próxima semana, 4.574 pessoas já devem ser notificadas, conforme informam as autoridades portuguesas. “As regras têm de ser cumpridas”, declarou Amaro.
Fontes: G1, Euronews e Valor Econômico.
Em 3 de maio, a cantora Lady Gaga realizou um show gratuito na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público de mais de 2 milhões de pessoas. Esse foi, até agora, o maior show da carreira da artista, que apresentou um espetáculo com diferentes cenários, equipes de dançarinos e muita pirotecnia. A apresentação faz parte de uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, que, em 2024, realizou o show de Madonna no mesmo local.
Fontes: G1, Agência Brasil e BBC.
De acordo com uma publicação do Guinness World Records do dia 30 de abril, o maior e o menor cão do mundo se encontraram em Idaho, nos Estados Unidos. Reginald, ou Reggie, é um dogue alemão de 7 anos. Com o posto de maior cachorro do mundo, ele mede pouco mais de um metro. Já o menor é Pearl, uma chihuahua de 4 anos e apenas 9,14 centímetros. Durante o encontro, promovido pelo Guinness, os cachorros posaram juntos, mostrando a diferença de tamanho de 91,56 centímetros.
Fontes: Guinness World Records e G1.
Astronautas chineses retornaram à Terra no dia 29 de abril após uma estada de seis meses na estação espacial Tiangong. Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze passaram todo o período em que estiveram no espaço trabalhando em experimentos científicos e instalações da estação. O retorno da equipe era previsto para o dia 28, mas foi adiado um dia em decorrência de ventos fortes. O módulo de tripulação chinesa pousou em Dongfeng, na região da Mongólia Interior, na China. A estação Tiangong é responsável por consolidar a China como um dos principais países da exploração espacial.
Fontes: Agência Brasil e Poder360.
Em 28 de abril, três indígenas brasileiros visitaram o Museu Linden, em Stuttgart, Alemanha, para reencontrar 16 artefatos do povo pataxó levados da Bahia em 1817. A visita integra um projeto audiovisual apoiado pela Secretaria de Cultura da Bahia e busca fortalecer a revitalização cultural pataxó. Embora ainda não exista uma negociação formal para repatriação dos itens, a ação ocorre em meio a pressões territoriais e discussões sobre direitos indígenas no Brasil, além de levantar a questão da reapropriação cultural por meio da devolução de peças históricas levadas do país.
Fontes: DW e UOL.
No dia 4 de maio, o Vaticano anunciou que um dos papamóveis usados pelo papa Francisco será transformado em uma clínica móvel para crianças na Faixa de Gaza. O veículo, utilizado na visita do pontífice à Terra Santa em 2014, foi entregue à instituição Caritas Jerusalém, com apoio da Caritas Suécia, para ser adaptado com equipamentos médicos como testes rápidos de infecção, vacinas e kits de sutura. A iniciativa atende a um dos últimos desejos de Francisco antes de morrer, em 21 de abril, e visa oferecer cuidados básicos de saúde a crianças em Gaza, onde o sistema de saúde está em colapso em razão da guerra.
Fontes: CNN Brasil, Terra e New York Post.
Em 2 de maio, o Chile emitiu um alerta de tsunami e ordem de evacuação de áreas costeiras da região de Magallanes e bases na Antártida após um terremoto de magnitude 7,4 (de acordo com a Escala Richter) atingir a Passagem de Drake, próximo a Ushuaia, Argentina. Mais de 1.700 pessoas foram evacuadas retiradas da área em território chileno e cerca de 2 mil na Argentina. Posteriormente, o alerta foi suspenso, mas as autoridades ainda orientam a população a manter a calma e seguir instruções, ressaltando que o estado de prevenção continua em vigor. Não houve registros de feridos até o fechamento desta edição do Joca.
Fontes: BBC, G1 e CNN Brasil.
Cinco pessoas foram resgatadas após ficar 36 horas sobre um avião que fez pouso forçado em um pântano com jacarés na Amazônia boliviana. A aeronave desapareceu em 1º de maio e foi achada por pescadores no dia seguinte. De pequeno porte, o avião transportava o piloto, três mulheres e uma criança — todos foram encontrados em bom estado de saúde. O grupo ficou cercado por jacarés e até mesmo uma sucuri e, após o resgate, foi levado ao hospital imediatamente.
Fontes: G1, BBC e Folha de S.Paulo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.