Algumas das principais notícias da última quinzena
Chuva recorde causa inundações em Nova York
No dia 29 de setembro, fortes chuvas causaram enchentes na cidade de Nova York, Estados Unidos, interrompendo linhas do metrô e cancelando voos. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência (quando são acionadas políticas públicas especiais para controlar a situação) e ressaltou que o cenário de chuvas de alta intensidade é o “novo normal”, em razão das mudanças climáticas causadas pelo ser humano. De acordo com o Serviço Meteorológico dos EUA, setembro foi o mês mais chuvoso em 140 anos na cidade.
Fontes: CNN Brasil, National Wheater Service e UOL.
Brasil se destaca em Mundial de Ginástica Artística
O Mundial de Ginástica Artística de Antuérpia, na Bélgica, terminou em 8 de outubro, com brasileiras entre os destaques. Rebeca Andrade levou cinco medalhas: ouro (no salto), três pratas (equipe, individual geral e individual solo) e bronze (individual na trave).
Flávia Saraiva também ficou com um bronze, no solo — foi a primeira vez que duas brasileiras dividiram o pódio no torneio. Esse foi o recorde de medalhas do Brasil em mundiais. “Saímos orgulhosas e felizes (…). Agora é descansar um pouco, temos os Jogos Pan-Americanos, em Santiago [Chile], pela frente [em 20 de outubro]”, disse Rebeca ao Joca.
A norte-americana Simone Biles também conquistou marcos importantes. Um deles aconteceu durante as classificatórias do torneio, quando ela executou um salto tão impressionante que, além de receber a maior pontuação possível, foi registrado com o nome dela.
Fontes: Estadão, CNN, O Globo, Lance e Globo Esporte.
Funcionários da saúde fazem greve nos EUA
Em 4 de outubro, trabalhadores da área da saúde dos Estados Unidos iniciaram uma greve de três dias. Mais de 75 mil funcionários da Kaiser Permanente, responsável pela administração de serviços de saúde em diversos estados do país, aderiram à paralisação. Dentre outros pontos, eles reivindicavam aumentos salariais e ações contra a terceirização de mão de obra (em que outras organizações são contratadas para realizar serviços de uma única empresa). Mesmo sem acordo, a paralisação terminou na data prevista. A greve afetou os estados da Califórnia, Oregon, Washington, Colorado, Virgínia, além de Washington D. C., a capital do país.
Fontes: CNN, The Guardian, Valor Econômico e UOL.
Mulher se torna a pessoa mais velha a saltar de paraquedas
Dorothy Hoffner, aos 104 anos, tornou-se a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas. Em 2 de outubro, ela realizou o salto em Ottawa, nos Estados Unidos. A equipe que auxiliou Hoffner a ultrapassar o marco já submeteu o feito para avaliação do Guinness World Records Book (o livro dos recordes). Até então, o recorde pertencia à sueca Rut Linnéa Ingegärd Larsson, 103 anos, com um salto feito em 2022.
Fontes: Guinness World Records, O Globo e The New York Times
Rinoceronte raro nasce na Indonésia
Um rinoceronte-fêmea pertencente a uma espécie ameaçada de extinção nasceu em um parque nacional da Indonésia, em 30 de setembro. A informação foi confirmada pelo Ministério do Meio Ambiente e Florestas do país. O rinoceronte-de-sumatra é um dos mais raros existentes, tem tamanho menor e pelos pequenos e abundantes pelo corpo. Atualmente, restam cerca de 80 animais dessa espécie no mundo.
Fontes: CNN Brasil, National Geographic e O Globo.
2023 registra o setembro mais quente da história
Segundo dados publicados em 5 de outubro pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 registrou o mês de setembro mais quente de toda a história. A temperatura global média foi de 16,38 graus Celsius (oC), superando em 0,5oC o último registro de setembro mais quente, em 2020. A OMM também aponta que 2023 caminha para se tornar o ano mais quente de todos os tempos.
Fontes: CNN Brasil, Copernicus, OMM E UOL.
Afeganistão sofre com terremoto
Em 7 de outubro, um terremoto de magnitude 6,3 na Escala Richter (referência usada para identificar a intensidade dos tremores) atingiu o oeste do Afeganistão. No dia seguinte, o Ministério de Desastres do país disse à agência de notícias Reuters haver 2.053 mortos, 9.240 feridos e 1.329 casas danificadas.
FONTES: CNN BRASIL E O GLOBO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 213 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.