Rios da Europa estão cada vez mais poluídos com microplásticos 

Uma série de artigos publicados na revista científica Environmental Science and Pollution Research (“Ciência ambiental e pesquisa sobre poluição”, em tradução livre para o português), no início de abril, mostra que rios da Europa estão cada vez mais repletos de microplásticos — partículas responsáveis por poluir com facilidade e em larga escala o meio ambiente. Elas são menores do que 5 milímetros e, na maioria, invisíveis a olho nu. Os estudos concluíram que os cursos de água analisados continham 3 microplásticos por metro cúbico. 

#pracegober: imagem de água cheia de lixo, como garrafas plásticas. Crédito de imagem: Getty Images

FONTES: ENVIRONMENTAL SCIENCE AND POLLUTION RESEARCH E UOL.

Estados Unidos adotam nova tarifa de importação 

Desde o dia 3 de abril, ações da bolsa de valores, assim como o preço do dólar e do petróleo, estão enfrentando instabilidade brusca após o anúncio de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA) aos países com os quais mantêm comércio. Agora, o governo norte-americano passa a cobrar taxas a partir de 10% sobre itens importados de outras nações. A China, por exemplo, foi taxada em 34%. Segundo o presidente Donald Trump, a ação busca valorizar fábricas nacionais. 

#pracegover: tela de bolsa de valores indicando as oscilações da moeda. Crédito de imagem: Michael M. Santiago/Getty Images

FONTES: THE NEW YORK TIMES, G1, FOLHA DE S.PAULO E CNN.

Cidadãos protestam contra crise habitacional na Espanha 

Milhares de pessoas foram às ruas na Espanha, em 5 de abril, para exigir moradias mais acessíveis e o fim de apartamentos com fins turísticos. Segundo os organizadores, cerca de 150 mil cidadãos participaram do ato em Madri e 100 mil em Barcelona. Outras 40 cidades do país também registraram manifestações. A crise habitacional tem se agravado nos últimos dez anos, e os protestos acontecem desde 2024. Autoridades estimam que o preço médio do aluguel dobrou e, desde a pandemia de covid-19, a oferta de imóveis para locação caiu pela metade. 

#pracegover: muitas pessoas caminham em crua carregando cartazes. Crédito de imagem: Javier Mostacero Carrera/Getty Images

FONTES: THE GUARDIAN, CNN BRASIL E ASSOCIATED PRESS.

Rússia registra aumento de ursos avistados em Moscou 

Habitantes de cidades vizinhas a Moscou, capital da Rússia, têm se assustado com o aumento de avistamentos de ursos. Em 6 de abril, a imprensa do país informou que um homem foi atacado por um urso-pardo enquanto fazia a coleta de chifres perdidos por veados e alces em uma floresta, a 125 quilômetros de Moscou. Apesar de ferido, ele sobreviveu. A caça ao urso é permitida em grande parte da Rússia, mas é proibida em Moscou. Países como a Eslováquia autorizaram o abate dos animais após o aumento de ataques. Ativistas ambientais são contrários à medida, que classificam como ilegal. 

#pracegover: urso com pelos marrons está sentado. Crédito de imagem: Getty Images

FONTES: CNN BRASIL E ESTADÃO.

Terremoto agrava desemprego em Mianmar 

O forte terremoto que atingiu Mianmar em 28 de março deixou um rastro de destruição no país, com mais de 3.470 mortos e 4.670 feridos. Além disso, de acordo com moradores locais, a tragédia impactou diretamente no aumento do desemprego e queda do comércio turístico. Um templo histórico localizado em Inwa, em Mandalay, desabou completamente, deixando diversas pessoas que dependiam dele para trabalhar (vendendo objetos temáticos e passeios, por exemplo) sem renda. O cenário do país, que já enfrentava um momento de crise interna, corrobora ainda mais para que o desastre natural afete gravemente a economia de Mianmar. 

#pracegover: construções destruídas após terremoto. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO X/IL MONDO DEI TERREMOTI

FONTES: CNN, BBC E G1.

Após destruição, nomes de quatro furacões são aposentados 

Em 2 de abril, o Comitê de Furacões da Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), com sede na Suíça, atualizou a lista oficial de nomes usados para identificar furacões. Normalmente, as denominações são reutilizadas a cada seis anos, mas, quando a tempestade é muito destrutiva, são retiradas da lista. Por isso, os nomes John, Beryl, Helene e Milton, que batizaram quatro tempestades que atingiram EUA e México em 2024, foram aposentados e substituídos por Brianna, Holly, Miguel e Jake. 

FONTES: G1 E UOL.

Coreia do Sul realizará eleições presidenciais em junho 

A Yonhap News, importante agência de notícias da Coreia do Sul, informou, em 7 de abril, que o país deve definir o dia 3 de junho como data para a eleição presidencial. O pleito será necessário após a destituição oficial do presidente Yoon Suk Yeol, em 4 de abril, depois de ele ser acusado de abuso de poder ao declarar lei marcial em dezembro de 2024. Pela legislação coreana, uma nova eleição deve ser convocada em até 60 dias após a morte ou afastamento do presidente. 

#pracegover: Yoon Suk Yeol está parado. Ele veste terno azul-marinho e camisa azul. Crédito de imagem: Getty Images

FONTES: CNN BRASIL E BBC BRASIL

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido