Peça foi usada pela última vez em 1815, durante a Batalha de Waterloo
Uma espada histórica, feita sob encomenda para Napoleão Bonaparte, será leiloada no dia 22 de maio, em Paris, na França. A peça, considerada rara e valiosa, foi fabricada com materiais nobres e usada pelo líder francês até 1815, quando foi derrotado na Batalha de Waterloo. A expectativa é de que o objeto seja arrematado por um valor estimado entre 800 mil dólares e 1,1 milhão de dólares (cerca de 4,1 milhões a 5,6 milhões de reais).
O leilão será conduzido pelo Hôtel Drouot, uma das mais tradicionais casas de leilão da França.
A espada foi forjada em 1802, por Nicolas-Noël Boutet, mestre armeiro de Versalhes, a pedido de Napoleão, quando este ainda exercia a função de primeiro cônsul da França. Dois anos depois, o líder foi coroado imperador.
O objeto é ricamente ornamentado com referências a mitologia grega, Roma Antiga e Egito. Entre os detalhes que se destacam estão a cabeça de Medusa, o leão de Nemeia e Marte, o deus romano da guerra. O punho é decorado com uma cabeça de cão dourada, adornada com um cocar egípcio e segurando uma corrente na boca. As inscrições “N. Bonaparte” e “Pmier Consul” aparecem em ambos os lados da lâmina.
Segundo Alexandre Giquello, presidente do Hôtel Drouot, a espada está em bom estado de conservação, embora a lâmina apresente leves desgastes e as placas de madrepérola tenham sido restauradas.
O objeto estava sob posse da família de Emmanuel de Grouchy, último militar nomeado marechal por Napoleão, que o teria recebido como presente. Uma versão similar da espada, também encomendada por Napoleão, está exposta no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.
Fonte: Revista Galileu.
Glossário
Batalha de Waterloo (1815)
Confronto decisivo que selou a derrota de Napoleão Bonaparte, ocorrido em 18 de junho de 1815, perto de Waterloo, na Bélgica. As tropas francesas enfrentaram uma aliança liderada pelo duque de Wellington e pelo marechal prussiano Blücher. A derrota marcou o fim do Império Napoleônico.
Medusa
Personagem da mitologia grega, uma das três Górgonas, conhecida por cabelos de serpente e olhar capaz de petrificar. Antes bela sacerdotisa de Atena, foi transformada em monstro. Foi derrotada por Perseu, que usou um escudo reflexivo para evitar seu olhar mortal.
Leão de Nemeia
Monstro da mitologia grega, conhecido pela pele invulnerável a armas. Habitava a região de Nemeia, aterrorizando os habitantes. Foi morto por Hércules, como o primeiro dos 12 trabalhos que este tinha de cumprir. Hércules utilizou a própria pele do leão como armadura após derrotá-lo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.